Acompanhe nossas redes sociais

Niterói vai debater Educação e Cultura como Direito



A Secretaria Municipal de Educação de Niterói dará início ao Seminário de Educação e Cultura: Educação e Cultura como um Direito, nos dias 09 e 10 de novembro. O objetivo é proporcionar uma reflexão coletiva sobre a política cultural educacional desejada para a cidade. Após os debates em grupos de trabalho com diferentes setores da sociedade, o seminário será finalizado em 2 de dezembro, Dia do Samba, apresentando o resultado e os futuros projetos que serão desenvolvidos na rede.

O secretário de Educação, Vinicius Wu, explica que os debates serão iniciados pelos educadores da rede.

“Vamos iniciar o debate com nossos profissionais, apresentar relatos de experiências e resultados de pesquisas no campo cultural e desenvolver um documento que vai orientar a política de cultura e educação do município. No evento em dezembro, serão apresentados os futuros editais a serem lançados pelas Secretarias de Educação e de Cultura e a Carta de Direitos Culturais de Niterói”, disse o secretário. 

Para iniciar o debate, às 10h desta terça-feira (9), profissionais da rede poderão apresentar relatos de experiências e seus trabalhos desenvolvidos com a temática no painel “A arte e a cultura na escola: relatos de experiências e pesquisa”. Os educadores poderão apresentar e participar pela plataforma Zoom ou acompanhar ao vivo a transmissão na página de Facebook Educação Niterói. Além disso, será lançada uma consulta pública virtual visando entender que política de educação e cultura os educadores e responsáveis dos alunos querem em nossas escolas. Para participar, basta acessar o link shortest.link/culturaeducacao. 

A programação segue na quarta-feira (10), quando serão realizados Grupos de Trabalho simultâneos com diferentes temas sobre Cultura e Educação com o objetivo de debater e colher as propostas e contribuições para a construção do programa de cultura e educação para a Rede. Os grupos serão realizados às 9h e às 14h no Solar do Jambeiro (Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá), no Auditório Amaury Pereira Muniz (FME – Rua Visconde do Uruguai, 414, Centro), e no Laboratório de Mídias Educacionais da SME/FME (Rua São Pedro, 108, Centro). 

Segundo a coordenadora de Educação e Cultura da SME, Liliane Balonecker, o seminário representa um importante movimento de construção coletiva. O programa de educação e cultura que será desenvolvido tem como objetivo ampliar o exercício dos direitos culturais de alunos e profissionais.

“Além disso, a ideia também é promover a democratização do acesso à cultura, integrar práticas criativas no trabalho com a Arte e a Cultura e propiciar a ampliação do olhar e das leituras de mundo. Isso possibilita levar alunos e profissionais a conquistarem uma experiência estética como sujeitos que reconhecem suas raízes culturais, conduzidos à busca de aprofundamento do pensamento crítico-reflexivo e a ressignificação de novos modos de ver, compreender e recriar o mundo”, ressalta Liliane.

Profissionais da rede que desejarem participar dos grupos de trabalho ou do painel “A arte e a cultura na escola: relatos de experiências e pesquisa” devem se inscrever, gratuitamente, no link: https://cutt.ly/rEMQdPn. A programação completa está disponível nas redes sociais da Educação Niterói, no Facebook (facebook.com/educacaonit) e no Instagram (@educacaoniteroi). 

Programação

09 de novembro
10h – Painel: Relatos de experiência e Pesquisa – On-line por Zoom ou transmissão no Facebook Educação Niterói
Tema: A arte e a cultura na escola: relatos de experiências e pesquisa de profissionais da Rede Municipal de Educação de Niterói  

10 de novembro
9h – GT 2  Auditório Amaury Pereira Muniz (FME) – Tema: Educação e Cultura como direito! (Carta de Direitos Culturais de Niterói)
9h – GT 3  Solar do Jambeiro – Tema: Um país que (não) lê: a leitura como prática de liberdade
9h – GT 4  ELAb  (Casa Amarela) – Tema: Educação antirracista na construção de uma política cultural para a cidade de Niterói
14h – GT 5 Auditório Amaury Pereira Muniz (FME) – Tema: A função social das bibliotecas na formação dos sujeitos      
14h – GT 6 ELAb  (Casa Amarela) – Tema: Existe lugar para as diversas expressões artísticas na escola?
14h – GT 7 Solar do Jambeiro – Tema: Carnaval e Educação: a manifestação da cultura popular na escola

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Compartilhe esta matéria:

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.




Publicidade


Top