Acordo internacional cria o Laboratório MAREL de Eutrofização Marinha na UFF
A Universidade Federal Fluminense (UFF) sediou, nesta terça-feira (27), a cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Internacional entre a UFF, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), da França, que formaliza a criação do Laboratório Internacional de Pesquisa MAREL (Laboratório de Eutrofização Marinha).
A mesa de honra do evento contou com a presença do reitor da UFF, professor Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega; do presidente do CNRS, Antoine Petit; do representante do Consulado Francês, Vincent Brignoles; da reitora da UERJ, professora Gulnar Azevedo e Silva; e do delegado científico de Ecologia e Meio Ambiente do CNRS, Gilles Pinay.
O acordo estabelece a implantação de um laboratório internacional voltado ao desenvolvimento de pesquisas franco-brasileiras em áreas transdisciplinares da ecologia marinha e da biogeoquímica de regiões tropicais. O MAREL terá como foco a investigação dos impactos da eutrofização sobre a biodiversidade costeira, tema estratégico diante da crescente vulnerabilidade dos ambientes costeiros frente às pressões da sociedade contemporânea.
Durante a cerimônia, o reitor da UFF destacou a relevância histórica da cooperação científica entre Brasil e França e o papel estratégico dessa parceria para a universidade. “A França é o segundo país com o qual a UFF mais mantém colaborações acadêmicas, atrás apenas de Portugal, resultado de um processo histórico construído em diversas áreas do conhecimento. A criação do MAREL representa não apenas uma honra, mas também um compromisso institucional de nos dedicarmos para que esse projeto avance, não apenas pela força dos professores e estudantes envolvidos, mas também como uma prioridade da Administração Central da universidade”, afirmou Antonio Claudio da Nóbrega.
O reitor Antonio Claudio da Nóbrega durante sua fala na cerimônia de assinatura do acordo.
Os Laboratórios Internacionais do CNRS são estruturas de pesquisa sediadas em universidades parceiras que reúnem pesquisadores, estudantes, pós-doutorandos e técnicos de diferentes países, com o objetivo de desenvolver investigações conjuntas em linhas científicas compartilhadas, fortalecendo a cooperação internacional e a produção de conhecimento de excelência.
O MAREL será instalado no Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB) da UFF, no campus da Praia Vermelha, e terá suas atividades acadêmicas desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Geoquímica da UFF e do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia da UERJ.
Após a cerimônia foi realizada uma visita às instalações do MAREL
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".