Aluna da UFF conquista o primeiro lugar na premiação Jovem Pesquisador na área de Recursos Hídricos
A estudante do curso de Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Clara Moreira Cardoso, ficou em primeiro lugar na premiação Jovem Pesquisador, na categoria graduação, da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (Abrhidro) no XXVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, realizado entre os dias 23 e 28 de novembro de 2025, em Vitória, Espírito Santo.
O Prêmio Jovem Pesquisador da Abrhidro tem como objetivo reconhecer e valorizar jovens talentos associados. O trabalho intitulado “Acurácia Temporal em Bancos de Dados de Deslizamentos: Potencial do Uso de Notícias Online” foi orientado pela professora Franciele Zanandrea e pelo professor Gean Paulo Michel, pesquisadores do Grupo de Análises e Pesquisas em Hidrologia e Desastres (Graphid), vinculado ao Departamento de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente (TER) da UFF.
O interesse da discente na área de hidrologia e desastres surgiu a partir da participação no grupo Graphid: “A orientação dos professores excepcionais foi fundamental para que eu pudesse aprofundar meus conhecimentos na área. Além disso, a orientação e exemplo enquanto profissionais que recebi me fizeram compreender melhor o que é ser pesquisadora”, comenta.
A estudante começou sua jornada como pesquisadora em um programa de pesquisa e extensão de Iniciação Tecnológica no projeto Sistema de Alerta Antecipado para Deslizamentos (Salad), composto por pesquisadores de diversas universidades do Brasil, e que a permitiu receber financiamento para sua pesquisa.
“Participar do Salad foi um momento determinante para minha jornada como pesquisadora com foco no estudo de Sistemas de Alerta Antecipado de Deslizamentos. Esta experiência me proporcionou o financiamento da minha pesquisa, além da oportunidade de fazer trabalhos de campo e adquirir experiência prática e dialogar, aprender e colaborar com pesquisadores experientes. Dessa forma, pude gerar espaço para minhas próprias ideias, aprofundando minha pró-atividade e autonomia como pesquisadora”, explica Clara.
A discente destaca que a orientação recebida no grupo de estudos ajudou no processo de maturação do seu projeto: “As frequentes discussões a respeito dos trabalhos de cada pesquisador são constantes e serviram como incentivo para que eu pudesse fazer reflexões importantes em relação ao meu próprio projeto, como também me familiarizou com os trabalhos de meus colegas, fazendo com que este laboratório virasse um espaço de troca e confiança”.
Para o futuro, Clara planeja concluir a graduação no curso de Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente e continuar atuando nesta área de pesquisa. “Tenho como objetivo aprofundar meu trabalho sobre Sistemas de Alerta Antecipado de Deslizamentos e ingressar no programa de mestrado da Pós-Graduação em Engenharia de Biossistemas da UFF(PGEB)”, conclui.
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".