Huap completa 75 anos e comemora avanços na estrutura de atendimento e na formação profissional
O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), vinculado à Universidade Federal Fluminense (UFF), completa 75 anos neste dia 15 de janeiro, em um momento de reconhecimento de sua trajetória como unidade de ensino, pesquisa e prestação de serviços à população. Fundado em 1951 e incorporado à UFF em 1964, o Huap atua como unidade de média e alta complexidade, com atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e desempenha papel estratégico na Região Metropolitana II do estado do Rio de Janeiro e na integração academia-serviço.
A data foi celebrada com uma cerimônia institucional realizada no auditório do hospital, presidida pelo reitor em exercício da UFF, professor Fabio Barboza Passos, que reuniu o secretário Executivo de Niterói, Felipe Peixoto; a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows; a deputada estadual Lilian Behring; e o superintendente do Huap, Beni Olej. O encontro reforçou o alinhamento entre as instituições na consolidação do Huap como referência regional no SUS.
“Comemorar os 75 anos do Huap é reconhecer as vidas que passaram por esta instituição, ajudaram a construir sua história e tiveram seus caminhos transformados. Essa é a principal missão da universidade: transformar a vida das pessoas, e é isso que se realiza diariamente aqui, por meio do trabalho dedicado de quem construiu e constrói o Huap. Esse compromisso nos orgulha e reafirma que somos todos UFF. Na atual gestão, realizamos investimentos significativos no Huap com dois objetivos claros: garantir a excelência do hospital e fortalecer um atendimento inclusivo e humanizado”, exaltou o reitor em exercício.
Durante a cerimônia ainda foi realizada a entrega da Medalha Dr. Calixto Nami Kalil, que homenageia autoridades públicas, pessoas físicas e jurídicas que tenham contribuído de forma relevante para que o HUAP se tornasse uma organização moderna, dinâmica e solidária. Este ano foram homenageadas dez personalidades.
Entrega das medalhas Medalha Dr. Calixto Nami Kalil aos homenageados
O reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, destaca que o hospital é fundamental para a estrutura acadêmica da universidade e para a rede pública de saúde da região. “Ao celebrarmos os 75 anos do Huap, o que vemos é um legado construído por pessoas que, com talento e dedicação, fazem desta unidade um organismo vivo todos os dias. Nossa gestão assumiu o compromisso inabalável de honrar essa história e esse esforço coletivo através de inovação tecnológica, infraestrutura moderna e condições reais de trabalho. Hoje o nosso hospital é uma unidade acadêmica essencial para a formação em saúde, para a produção científica e, sobretudo, para o atendimento à população pelo SUS. Possui um papel estratégico na assistência à saúde da Região Metropolitana II do estado do Rio de Janeiro e a expectativa é de que continue ampliando sua capacidade assistencial, de ensino e de pesquisa. Tenho muito orgulho de ter minha formação e atuação profissional vinculadas ao Huap”.
Os resultados do fomento contínuo à produção de conhecimento já estão sendo vistos. Atualmente, a unidade desenvolve mais de 130 novos projetos de pesquisa por ano e conta com mais de mil pesquisadores cadastrados, com atuação em áreas como biomateriais para regeneração óssea, tecnologias para tratamentos oncológicos mais acessíveis, inteligência artificial aplicada à saúde, simulação realística, saúde digital e pesquisa clínica.
Modernização da estrutura atende às novas demandas da sociedade
Em um ciclo virtuoso, o hospital recebeu, nos últimos 10 anos, investimentos estruturantes. Foram aplicados R$ 42 milhões na renovação do parque tecnológico e R$ 52 milhões em obras de reforma e adequação, contemplando áreas assistenciais, administrativas, de ensino e de segurança predial. As intervenções contribuíram para a ampliação da capacidade instalada, a reorganização dos fluxos assistenciais e a qualificação do atendimento prestado à população.
A percepção de melhora já é sentida pelos pacientes. Em um levantamento institucional de satisfação dos usuários do SUS, o Huap alcançou um índice de aprovação quase perfeito: 99,83%, o que demonstra a avaliação positiva do atendimento, da estrutura e dos serviços prestados em geral.
Dados do Ministério da Saúde ainda mostram que, entre 2015 e 2024, o hospital registrou um expressivo aumento de aproximadamente 65% nos procedimentos cirúrgicos realizados, 173% de aumento nos tratamentos e terapias em geral oferecidos, além de praticamente dobrar o número de internações hospitalares, saltando de 5.265, em 2015, para 10.014.
Segundo o superintendente do Huap-UFF, professor Beni Olej, os resultados refletem o fortalecimento institucional da unidade. “Os investimentos e a reorganização dos serviços ampliam de forma consistente a produção assistencial, consolidam o perfil de alta complexidade do hospital e fortalecem a integração com a rede SUS. Esse processo cria bases sólidas para a expansão dos serviços, a incorporação de novas tecnologias e o avanço da integração academia-serviço, com impacto direto na qualidade do cuidado prestado à população”, afirma.
Novas tecnologias e foco no bem-estar dos servidores
No último ano, o hospital avançou na área de medicina nuclear com a instalação de uma nova câmera SPECT, por meio de parceria com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o que dobrou a capacidade de realização de exames cardíacos e ampliou o atendimento à população de Niterói e municípios vizinhos. No próximo dia 5 de fevereiro, o Huap inaugura o equipamento de Tomografia por Emissão de Pósitrons e Tomografia Computadorizada (PET-CT), ampliando a oferta de exames de alta complexidade pelo SUS. O evento contará com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e potencializa a capacidade de diagnóstico e acompanhamento clínico.
Equipamento de Tomografia por Emissão de Pósitrons e Tomografia Computadorizada (PET-CT)
Em parceria com a Prefeitura de Niterói, também foram entregues recentemente a sala de descompressão, voltada ao bem-estar dos trabalhadores, e o espaço de Telessaúde, ampliando ações de cuidado institucional e de inovação no atendimento. Na cerimônia de aniversário, foi lançado também o “Espaço Bem Viver” no Huap, local que integra o Programa Bem Viver UFF, voltado à promoção da saúde e da qualidade de vida dos profissionais que atuam na unidade. As atividades têm previsão de início em fevereiro e, nesta etapa inicial, contemplam: shiatsu, yoga, terapia comunitária, coral e tai chi chuan. A proposta oferece ações de cuidado físico, mental e social no ambiente de trabalho.
A unidade conta atualmente com mais de 2.400 colaboradores, entre médicos, enfermeiros, técnicos, docentes, pesquisadores e trabalhadores de apoio, assegurando o funcionamento dos serviços assistenciais e das atividades de ensino e pesquisa. O dimensionamento da força de trabalho sustenta a atuação do Huap como hospital de ensino e campo de prática qualificado para a formação em saúde.
Para 2026, o Huap prevê a aquisição de cerca de 140 novos equipamentos, a ampliação do Serviço de Endoscopia e a implantação de cirurgia robótica, do Centro de Reabilitação e do Centro de Neurologia e Psiquiatria Infantil, ampliando e qualificando a oferta de serviços de alta complexidade no âmbito do SUS. As perspectivas incluem ainda ações voltadas ao desenvolvimento de pessoas, à modernização da gestão e ao aumento da captação de recursos, visando assegurar as condições para a continuidade do processo de expansão institucional.
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".