MIA, memória e inteligência artificial na F.MIS
A Fundação Museu da Imagem e do Som (FMIS) dá mais um passo decisivo na preservação e difusão da memória cultural brasileira com a implantação do MIA, Memória e Inteligência Artificial, uma aplicação inovadora desenvolvida a partir do trabalho técnico e conceitual do banco de dados online da instituição. A iniciativa inaugura uma nova forma de acesso ao acervo, oferecendo uma experiência mais dinâmica, inteligente e acessível para pesquisadores de qualquer parte do mundo.
Neste primeiro momento, o projeto encontra-se em fase experimental, operando exclusivamente com o acervo textual dos depoimentos gravados para a posteridade. A proposta é testar, validar e aprimorar os mecanismos de busca, correlação de informações e recuperação de conteúdo, garantindo precisão e profundidade na consulta dos dados históricos.
O grande diferencial do MIA está no uso de Processamento de Linguagem Natural (PLN) aliado à Inteligência Artificial, permitindo que o sistema compreenda contextos, identifique relações entre temas, personagens, períodos históricos e assuntos abordados nos depoimentos. Dessa forma, o pesquisador não acessa apenas um trecho isolado, mas passa a navegar por uma rede de informações interligadas, ampliando a compreensão dos conteúdos e seus desdobramentos históricos, culturais e sociais.
A FMIS já planeja, para as próximas etapas, a ampliação do sistema para outras áreas do museu, integrando diferentes tipos de acervos e fortalecendo ainda mais o papel da instituição como referência em inovação museológica e preservação digital.
O projeto mais ambicioso, atualmente em desenvolvimento, é a transcrição integral dos 1.109 depoimentos para a posteridade, um trabalho inédito que permitirá conectar todos os pontos mencionados nas falas, relacionando assuntos, contextos e personagens de forma estruturada e inteligente. Essa iniciativa transformará o conjunto de depoimentos em uma base viva de conhecimento, acessível, cruzável e permanentemente atualizável.
Com o MIA, a FMIS reafirma seu compromisso com a preservação da memória institucional, aliando tradição, tecnologia e inovação para garantir que a história cultural brasileira continue viva, acessível e significativa para as gerações presentes e futuras.
The post MIA, memória e inteligência artificial na F.MIS appeared first on SECEC-RJ.
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".