
Novo Programa de Gestão e Desempenho da UFF completa um ano de implantação
O Novo Programa de Gestão e Desempenho (NPGD) da UFF está completando, em 1º de novembro de 2025, um ano de implantação. Regulamentado pela Instrução Normativa GAR/RET/UFF nº 113, de 10 de outubro de 2024, o programa tem como objetivo melhorar o desempenho institucional na universidade, com foco na vinculação entre o trabalho dos participantes, as entregas das unidades, a qualidade dos serviços prestados à sociedade e as estratégias organizacionais.
Para o reitor da UFF, o professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, o NPGD representa um importante avanço na modernização da administração pública universitária. “O Novo Programa de Gestão e Desempenho reflete o compromisso da UFF com a valorização das pessoas e com a busca por modelos de gestão mais eficientes, baseados em resultados e qualidade de vida. Fomos uma das primeiras universidades a implementar esse programa, pensando sempre na eficiência e no bem-estar dos servidores. Ao estimular o planejamento, o acompanhamento e a transparência das atividades, ele fortalece uma cultura de confiança e corresponsabilidade entre gestores e servidores. Estamos no caminho para sermos cada vez mais uma instituição inovadora e comprometida com o serviço público de excelência”, afirma.
Desde o seu início, em 2022, vários pontos positivos foram observados no Programa de Gestão. Entre eles, destaca-se a implementação do teletrabalho, que contribuiu para a melhoria da gestão do tempo, redução de deslocamentos e otimização dos recursos institucionais. Esses resultados reforçam o potencial do modelo híbrido como instrumento de eficiência administrativa e de modernização da gestão pública.
O servidor Lourenço Tostes Valle, que está à frente da Coordenação de Projetos com a Fundação de Apoio da Pró-Reitoria de Planejamento (Plap/Proplan), que funciona no formato 100% remoto, destaca o aumento da produtividade da sua equipe no teletrabalho. “Como a PLAP já estava bem estruturada para o trabalho remoto, sua implementação concretizou um antigo desejo de muitos servidores do setor, que antes perdiam várias horas diárias no deslocamento entre suas residências e a UFF. A adoção do teletrabalho trouxe benefícios tanto para os funcionários — que conquistaram uma melhor qualidade de vida — quanto para a coordenação, que observou um expressivo aumento na produtividade”.
O formato de teletrabalho possibilitou maior conciliação entre as atividades profissionais e pessoais dos servidores, trazendo benefícios como permanência na instituição, apesar de mudanças familiares.
Para a servidora Marcela Vasconcellos, da Divisão de Comunicação Institucional da Superintendência de Comunicação Social, participar do novo PGD na modalidade híbrida tem sido muito positivo. “Nos dias em que trabalho de casa, consigo acompanhar de perto a rotina da minha sogra idosa, o que significa também uma economia com cuidadora, além de poder ajudar minha filha nas tarefas da escola. Já nos dias presenciais, valorizo o contato com a equipe, as conversas e as trocas que só acontecem pessoalmente. Essa flexibilidade me ajuda a equilibrar melhor a vida profissional e a pessoal”.
Já o servidor Lucas Almeida Maia, que trabalha na Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da Faculdade de Turismo e Hotelaria (FTH), destaca o aumento da produtividade e da eficiência no trabalho remoto. “A cultura de utilização de meios digitais, como o Whatsapp, para o atendimento às demandas dos alunos aumentou a disponibilidade, agilidade e comodidade para todos. Além disso, nos dias de trabalho presencial, economizo tempo de deslocamento ao evitar os horários de pico. Essa flexibilidade torna a rotina menos desgastante”.
Coordenado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), o NPGD auxiliou, neste primeiro ciclo, os diversos setores administrativos e acadêmicos da universidade a estruturarem suas atividades por meio de Planos de Entregas da unidade. Com isso foi possível aos servidores em conjunto com os gestores elaborarem seus Planos de Trabalho, possibilitando o estabelecimento e acompanhamento das metas por meio do sistema Petrvs.
Entre as ações realizadas, destacam-se a capacitação de gestores e servidores em reuniões e lives sobre o uso do sistema, padronização de procedimentos de adesão e acompanhamento, monitoramento dos resultados institucionais, com base em indicadores definidos pelas unidades e ajustes nos fluxos e prazos de avaliação, a partir das demandas das equipes participantes.
Segundo a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Aline Marques, desde o início da implantação do NPGD, a Progepe tem atuado no suporte aos servidores e gestores. “Realizamos lives e reuniões que têm contribuído para esclarecer dúvidas e aprimorar o uso das ferramentas do PGD. Recentemente, lançamos também uma pesquisa de avaliação para ouvir a comunidade universitária e identificar oportunidades de aprimoramento. Essa escuta ativa é essencial para que o programa evolua de forma colaborativa, fortalecendo uma cultura institucional baseada em planejamento, acompanhamento e transparência”.
Os dados do primeiro ano indicam crescimento contínuo na adesão das unidades e maior regularidade na formalização dos planos de trabalho. O programa segue em fase de consolidação e ajustes técnicos, com previsão de ampliação das orientações e capacitações ao longo do segundo ciclo.
Convite para a Live “Conversando sobre o Novo Programa de Gestão e Desempenho na UFF”
No dia 30 de outubro de 2025, das 14h30 às 16h30, a Progepe fará uma live intitulada “Conversando sobre o Novo Programa de Gestão e Desempenho na UFF”, que será transmitida aos servidores e gestores da UFF através do canal no YouTube da Progepe. Será emitido certificado aos participantes que preencherem o formulário de frequência durante o evento. Para acessar a live, clique aqui.
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