PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

Prefeitura de Niterói convoca população para plenárias regionais do Pacto Contra a Violência nesta quinta-feira (02)


 A Prefeitura de Niterói realiza, nesta quinta-feira (02), duas plenárias regionais abertas à população como parte da construção do segundo ciclo do Pacto Niterói Contra a Violência (2025-2030). Os encontros vão reunir moradores, especialistas e gestores públicos para debater propostas que consolidem avanços na segurança pública, enfrentem novos desafios e estimulem uma cultura de paz na cidade.

A primeira plenária será dedicada ao tema Educação, às 9h, no Centro de Formação Darcy Ribeiro (Rua Benjamin Constant, 562 – Barreto). Já a segunda plenária será a Audiência Regional Pendotiba, às 18h, no Colégio Estadual Leopoldo Fróes (Rua Reverendo Armando Ferreira, s/n – Largo da Batalha).

Criado em 2018, o Pacto Niterói Contra a Violência é uma política pública pioneira no Brasil e referência nacional em segurança cidadã. No primeiro ciclo (2018-2024), a Prefeitura investiu mais de R$ 820 milhões em 18 projetos de prevenção, policiamento, convivência comunitária e ação territorial integrada. O programa beneficiou mais de 50 mil jovens com iniciativas como o Território da Juventude, Niterói Jovem EcoSocial, Programa Aprendiz Musical e Espaço Nova Geração.

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), entre 2018 e 2024, Niterói registrou queda de 67,86% nos homicídios, redução de 75,89% nos roubos de rua, diminuição de 84,68% nos roubos de veículos e redução de 84,65% nos roubos a estabelecimentos comerciais.

As plenárias do segundo ciclo do Pacto serão organizadas por regiões da cidade (Norte, Sul, Centro, Região Oceânica e Pendotiba) e contarão também com encontros temáticos sobre Juventude, Urbanismo Social, Tecnologia, Policiamento e Mediação de Conflitos.

A coordenadora executiva do Pacto, professora Maria das Graças Silva Raphael, reforça que a participação popular é essencial.

“Cada ação do Pacto tem impacto direto nos territórios, com transformações urbanísticas, sociais e educativas. A sociedade civil foi e seguirá sendo protagonista nesse processo. É fundamental que os moradores participem para construirmos juntos uma cidade mais justa, segura e humana”, destacou Graça.

Mais informações sobre a programação completa das plenárias podem ser encontradas no site: www.pactocontraaviolencia.niteroi.rj.gov.br  


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Deixe um comentário