PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

Prefeitura de Niterói faz reflorestamento do Morro Santo Inácio com o plantio de 600 mudas da Mata Atlântica


A Prefeitura de Niterói realizou uma grande ação de reflorestamento no Morro Santo Inácio, no Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit), com o plantio de 600 mudas nativas da Mata Atlântica, doadas pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Clin). A iniciativa integra as políticas ambientais da cidade alinhadas à COP30 e reuniu jovens do programa Niterói Jovem EcoSocial, voluntários, equipes municipais e autoridades.

A iniciativa contou ainda com a presença da vice-prefeita de Niterói, Isabel Swan, também à frente da Secretaria do Clima (Seclima) e do ex-prefeito, Axel Grael. Isabel Swan agradeceu a todos pela presença, destacou a importância da Clin para o projeto e plantou uma muda.

“Hoje é meu aniversário e é motivo de orgulho ver tantos voluntários participando deste momento simbólico. Estamos dando início ao reflorestamento de mais esta área verde na cidade. A participação da Clin é fundamental, com todo o seu conhecimento e o trabalho efetivo, de quem já cuida de nossa cidade”, afirmou Isabel Swan.

Estudantes dos territórios do Cavalão, Palácio, Monan, Travessa e Ciclovia também participaram da atividade, percorrendo a trilha até o topo do morro para integrar o plantio das mudas — entre elas pau-brasil, angico-vermelho, copaíba, jatobá, peroba do Cerrado e tapia, parte das 45 espécies fornecidas pela Clin. A presença dos jovens reforça a missão do Niterói Jovem EcoSocial de engajá-los nas pautas ambientais e proporcionar experiências práticas de cuidado com o território.

Para muitos, como Kleiton dos Santos Borges, 22 anos, morador do Palácio e integrante do projeto há mais de um ano, a vivência representa um novo olhar sobre a relação com a natureza.

“A juventude fica muito ligada em tecnologia e um projeto como esse nos leva a ter contato com a natureza. Gosto muito”, disse Kleiton dos Santos.

O plantio no Morro Santo Inácio integra o processo de revitalização da área, atingida por incêndios no início do ano, e contribuirá para a recomposição da vegetação nativa e a neutralização de gás carbônico. A Clin segue ampliando suas frentes de reflorestamento em Niterói, apoiada pelo viveiro municipal que mantém mais de 140 mil mudas de aproximadamente 90 espécies da Mata Atlântica, produzidas a partir do reaproveitamento de resíduos de poda e embalagens recicláveis.

O gari Sérgio Duarte de Azevedo, há 25 anos na Clin, afirmou gostar muito da rotina na equipe de educação ambiental.

“Trabalho há 7 anos no setor de educação ambiental e todos os dias estou em alguma área verde da cidade plantando. O contato com a natureza é muito bom e sinto orgulho de estar ajudando a cidade com o meu trabalho”, reforçou Sérgio Duarte.

O projeto da Prefeitura é uma parceria que envolve a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin); Secretaria Municipal do Clima (Seclima); Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS); Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser); Secretaria Municipal de Participação Social (Sempas) e Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit).

Foto: Claudio Fernandes


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Deixe um comentário