Prefeitura prorroga quarentena e abre janela para atividades específicas

Medidas ampliam restrição de circulação com cidades vizinhas. Apenas pessoas que trabalham no município terão acesso permitido. Será aberta uma...

Medidas ampliam restrição de circulação com cidades vizinhas. Apenas pessoas que trabalham no município terão acesso permitido. Será aberta uma janela para funcionamento de alguns serviços até o dia 30

A Prefeitura de Niterói decidiu prorrogar o período de isolamento social na cidade até 30 de abril. O anúncio foi feito prefeito Rodrigo Neves em seu pronunciamento diário nas redes sociais. Outra medida importante é a ampliação da restrição da circulação com municípios vizinhos a partir da próxima quinta-feira, dia 23. Só poderão entrar Niterói pessoas que trabalharam na cidade em atividades essenciais.

De acordo com o prefeito, as decisões foram tomadas após reuniões com especialistas em saúde pública da Fiocruz, UFF e UFRJ, além de empresários e representantes do MP.

“Seria imprudente neste momento não estender a quarentena até o dia 30. Não podemos colocar em risco todo o esforço feito até agora com o isolamento social e outras medidas que estão fazendo com que Niterói esteja vencendo essa guerra contra o coronavírus”, afirmou Rodrigo Neves.

O prefeito Rodrigo Neves ressaltou que foi criado um grupo de trabalho formado por técnicos da Prefeitura de Niterói, especialistas em saúde pública e representantes de entidades empresariais para que nos próximos dias seja montado um plano para a retomada das atividades econômicas na cidade.

“Mas deixo claro que isso será feito de forma gradual e segura, com responsabilidade”.

Em seu pronunciamento, o prefeito reiterou também que, a partir de quinta-feira, dia 23, será obrigatório o uso de máscaras na cidade. E reforçou o apelo para que as pessoas só saiam às ruas em caso de extrema necessidade.

“Contaremos com os agentes de segurança pública neste trabalho e orientação e conscientização da população sobre o uso da máscara. É importante destacar que o uso é um hábito que teremos que incorporar, mesmo quando retomarmos a atividade econômica da cidade”, enfatizou Rodrigo Neves.

Restrição na circulação – O plano de restrição de circulação com municípios vizinhos entra numa nova etapa a partir desta quinta-feira (23). Com isso, só poderão entrar no município pessoas vindas de outras cidades que exerçam atividades profissionais em Niterói. Os empregados precisarão apresentar crachá, contracheque ou carteira de trabalho com o endereço do empregador em Niterói. No dia 4 de abril, foi instituída a restrição de acesso de ônibus intermunicipais a 30% da frota e proibida a circulação de táxis de outros municípios. E, no dia 11, a restrição de acesso à Niterói foi ampliada para transportes por aplicativo de outros municípios. Essas medidas estão valendo até o próximo dia 2 de maio.

“É fundamental que a gente promova o isolamento social em Niterói, mas que o cidadão das outras cidades também faça o isolamento. Peço a vocês, moradores de cidades vizinhas, que também cumpram o apelo de seus prefeitos, respeitando as determinações orientadas pelas autoridades sanitárias, de só saírem de casa nos casos de extrema necessidade e usando a máscara”, disse o prefeito.

Abertura de janela para atividades específicas

Foi anunciada também que será aberta uma janela, entre os dias 23 e 30 de abril, para uma série de atividades. Poderão funcionar serviços médicos e odontológicos, óticas, lojas de material hospitalar, atividades relacionadas à manutenção de eletrodomésticos e eletromecânicos, comércio de conserto de bicicletas e bancas de jornal.

“Todos esses estabelecimentos deverão determinar providências para que não exista aglomeração em seus espaços, exigir o uso de máscaras e disponibilizar álcool em gel para que o serviço funcione de forma segura”, afirmou o prefeito.

Boletim – De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (21), Niterói tem 238 casos confirmados, 45 hospitalizados, sendo 13 em Unidades de Terapia Intensiva, 81 em isolamento domiciliar sendo monitorados pela Fundação de Saúde do Município. A cidade registra, até o momento, 16 óbitos e tem 96 pacientes recuperados.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top