Reta final para as inscrições no fomentão da cultura

Edital fica aberto até 31 de julho e destina R$ 2,5 milhões para o setor em Niterói

No próximo dia 31, encerram-se as inscrições para a chamada pública “Fomentão 2023”, edital que destina R$ 2,5 milhões para a produção cultural de Niterói. A iniciativa da prefeitura da cidade junto à secretaria das Culturas é mais uma ação do programa “Cultura é um Direito” e tem como objetivo consolidar o direito à cultura e valorizar a diversidade e a pluralidade das produções artísticas no município. Nesta última semana, novos pontos do plantão tira-dúvidas estarão à disposição do população em toda cidade para facilitar e acessibilizar o processo de inscrição.

O “Fomentão” engloba diversas ações para a garantia dos direitos culturais da população. Para a realização da inscrição, os artistas devem ter CNPJ, incluindo o MEI, e as apresentações devem ser realizadas no município, obrigatoriamente. A chamada pública ainda conta com uma pontuação adicional para grupos formados por mulheres, pessoas negras, travestis ou transexuais, pessoas com deficiência ou que sejam realizados nas Zonas de Interesses Especiais.

O edital visa selecionar e apoiar financeiramente projetos de montagem, de realização e de circulação de espetáculos, shows ou exposições, de manutenção de grupos, coletivos ou companhias, de produtos artísticos ou culturais, de residências artísticas e de festivais. Já as propostas inclusas no edital contemplam as mais diversas expressões e linguagens culturais, como shows, concertos, clipes, espetáculos de teatro, dança, circo, obras audiovisuais, produções literárias, leituras dramatizadas, cultura afro- brasileira, cultura afro-indígena, cultura alimentar, feiras culturais, festas e festejos tradicionais, fotografia, games, gastronomia, gestão cultural, grafite, rodas de rima, outras atividades artísticas e culturais.

Nesta última semana, terão pontos de plantão tira-dúvidas em toda cidade, assim como tiveram desde a abertura do edital, em junho. Os encontros têm a intenção de desburocratizar o processo de inscrição e de possibilitar o acesso a toda população aos movimentos culturais que estão sendo realizados no município. Além desses encontros, na quinta-feira, 27, o perfil oficial da secretaria das Culturas de Niterói no Instragam, @smc.niteroi, realizará uma live especial para auxiliar os interessados no edital.

“Buscamos, nesse edital, incentivar artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais dos campos artísticos a estarem no protagonismo cultural da cidade. A secretaria das Culturas quer ampliar e democratizar o acesso do público à produção, facilitando os trâmites e indo de encontro aos interessados em todo o município, como fizemos desde a abertura das inscrições nos plantões tira-dúvidas.”, disse Júlia Pacheco, secretaria das Culturas de Niterói.

Para ter acesso ao edital completo e realizar a inscrição, basta acessar: culturaeumdireito.niteroi.rj.gov.br

Plantão tira-dúvidas:
25/07 – terça-feira: Casa Cultura é um Direito – rua Visconde de Morais, 251 – Ingá | 18h30
26/07 – quarta-feira: Casarão Sebastian – rua Dr. March, 182 – Barreto | 19h30
27/07 – quinta-feira: live no perfil oficinal da Secretaria das Culturas de Niterói – @smc.niteroi | 19h

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top