PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

Secretaria de Fazenda de Niterói lança o projeto Fazendo por Elas 


Iniciativa busca orientar e regularizar empreendedoras do município no campo fiscal e tributário 

A Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói lançou, nesta quarta-feira (27), o projeto “Fazendo por Elas”, voltado à capacitação técnica e orientação fiscal de mulheres empreendedoras da cidade. O evento de abertura, realizado no auditório do Caminho Niemeyer, reuniu cerca de 100 participantes e contou com a presença de autoridades municipais. 

Estiveram presentes na cerimônia a primeira-dama e titular do Escritório de Políticas Transversais, Fernanda Sixel; a Secretária Municipal das Mulheres, Thaiana Ivia; a Subsecretária de Planejamento da SEPLAG, Ana Carolina Ferreira; o Secretário de Fazenda, César Augusto Barbiero; e o Subsecretário da Receita Municipal e gestor do projeto, Vinicius Fundo. A equipe técnica responsável pelo programa também foi apresentada, composta pelos auditores Maria Helena Alves, Eduarda Cadena, Leonardo Farias e Eduarda Sut. 

“É fundamental que existam ações voltadas para o fortalecimento das mulheres empreendedoras. Pensamos: o que a Secretaria de Fazenda pode oferecer nesse sentido? Nosso trabalho é, em geral, muito técnico, mas entendemos a importância de traduzir esse conhecimento de forma acessível. Nesse processo, lembramos do programa Niterói Empreendedora, criado em 1996, que agora contará com um aporte de R$ 200 milhões a juros zero para apoiar profissionais formalizadas como autônomas, MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte. A Prefeitura vai oferecer crédito com 12 meses de carência e pagamento em até 24 parcelas sem juros. O edital já está publicado, teremos um banco parceiro, o Sebrae continua como aliado estratégico e a Fazenda dará todo o suporte fiscal necessário. Nosso objetivo é claro: apoiar mulheres que buscam sua autonomia financeira e ampliar as oportunidades de inclusão econômica na cidade.” – conta César Barbiero, Secretário de Fazenda.    

O “Fazendo por Elas” tem como objetivo apoiar empreendedoras que atuam de forma informal ou sem regularização junto ao fisco municipal. A iniciativa faz parte das metas da Secretaria de Fazenda para 2025 e busca descomplicar a gestão fiscal, financeira e tributária, a partir da implementação desse projeto. 

A proposta está alinhada ao compromisso de promover a inclusão econômica e fomentar a autonomia financeira feminina, oferecendo informações em linguagem acessível, com foco nas regras municipais e na legislação nacional do Microempreendedor Individual (MEI). 

As inscrições para a primeira turma do projeto, que terá início no mês de setembro, já estão abertas e devem ser realizadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível no link: https://forms.office.com/r/TiTvGgPaSH  


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".