Semana de Proteção Animal termina com desfile de fantasias pet e feira de adoção

A Prefeitura de Maricá realizou, no sábado (08/10), uma série de ações no encerramento da Semana Especial de Proteção Animal,…

Evento contou com assinatura simbólica do convênio com sete das 12 clínicas que vão realizar até 800 castrações por mês

A Prefeitura de Maricá realizou, no sábado (08/10), uma série de ações no encerramento da Semana Especial de Proteção Animal, que incluiu palestras, feira de adoção, desfile de fantasias pet, entre outras. Os eventos, promovidos pela Coordenadoria Especial de Proteção Animal (Cepa), aconteceram no Cine Henfil, no Centro da cidade, e no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Mumbuca

No período da manhã, o Cine Henfil recebeu palestras que trataram de assuntos como proteção, manejo e socialização de animais, ministradas pelo Grupamento Ambiental da Guarda Municipal de Maricá e também por estudantes do curso de Veterinária da Faculdade Maricá. Em seguida, foram entregues os certificados de conclusão para 12 participantes do SocializaCão, que ensinou técnicas de adestramento aos tutores de animais. Por fim, foi feita a assinatura simbólica do convênio com sete das 12 clínicas que vão realizar até 800 castrações por mês dentro do Programa de Controle Reprodutivo.

No período da tarde, o CEU da Mumbuca recebeu um concurso de fantasias caninas que premiou os pets nas categorias simpatia, obediência e o ‘mais fofo’ de todos. Os animais deram um verdadeiro show com fantasias de heróis e de personagens da TV. Ainda durante a ação, 12 cãezinhos foram disponibilizados para adoção.

O coordenador Fabiano Novaes afirmou que pretende incluir a Semana de Proteção Animal no calendário oficial do município, sempre na primeira semana de outubro, quando se comemora o Dia dos Animais, em 4 de outubro – mesmo dia do seu santo padroeiro, São Francisco de Assis.

“O mais importante deste evento é levar a todos a conscientização de que os cães e todos os animais merecem que tenhamos carinho e cuidados com eles, e que eles também são um caso de saúde pública, é um dever de todos cuidar deles. Hoje, nós conseguimos reunir todos os segmentos desta causa nesses dois eventos, dos profissionais aos amantes dos cães. Esperamos que surja uma nova consciência e que a semana de proteção se torne uma tradição a partir deste ano”, projeta Novaes.

Semana Especial de Proteção Animal

Entre os dias 3 e 8 de outubro, a cidade de Maricá recebeu diversas ações com objetivo de promover a discussão de temas importantes para a causa animal, como campanhas educativas, direitos e necessidades dos animais, as responsabilidades dos proprietários e a importância da vacinação e das castrações.

A iniciativa da Coordenadoria Especial de Proteção Animal cumpre a lei municipal nº 3.059, de autoria do vereador Felipe Hadesh, que define a primeira semana de outubro para marcar ações pela causa animal.

Ao longo da semana, foram realizadas palestras, showdog (demonstrações de adestramento), vacinação, castração, campanha de adoção, concurso de fantasia pet, atendimento veterinários a animais de rua, cãominhada, tratamento dos cães da aldeia Mata Verde Bonita (Tekoa Ka’Aguy Ovy Porã), em parceria com a ONG Hope, entre outras ações.  

Coordenadoria de Proteção Animal

Criada em 2017, a Cepa desenvolve diversas ações e políticas públicas que visam à proteção e o bem-estar dos animais, como o programa de controle reprodutivo e as campanhas de adoção e de conscientização sobre abandono, que acontecem mensalmente, em parceria com protetores, moradores e comerciantes. Com a iniciativa, 530 animais já foram retirados das ruas e adotados em um ano e meio. Desde 2019, já foram realizadas 5.500 castrações em toda a cidade. A partir de outubro, o número de vagas para este procedimento aumentará 800%, passando de 100 para 800 castrações por mês. A expectativa é que sejam castrados 9.600 animais por ano. Além disso, a Cepa está em processo de credenciamento de clínicas veterinárias para realização de outros procedimentos, com foco na assistência à saúde dos animais de rua.

Fotos: Marcos Fabrício

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top