PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

UFF concede título de Doutor Honoris Causa ao embaixador Celso Amorim


A Universidade Federal Fluminense (UFF) realizou, no dia 17 de setembro, em Niterói, a solenidade de outorga do título de Doutor Honoris Causa ao embaixador Celso Luiz Nunes Amorim, concedido pelo Conselho Universitário (CUV).

O evento, presidido pelo reitor da UFF, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, reuniu autoridades acadêmicas, representantes da diplomacia brasileira, professores, estudantes e convidados, que prestigiaram a homenagem a um dos mais renomados nomes da política externa do país. Em sua fala, Nóbrega destacou a importância da ocasião:

“A UFF tem a honra de conceder o título de Doutor Honoris Causa a Celso Amorim, uma das figuras mais importantes da história da diplomacia brasileira. Sua trajetória é inspiração para todos que acreditam no poder do diálogo, do conhecimento e da cooperação internacional para a construção de um país mais justo e de um mundo mais equilibrado. Além disso, com sua atuação serena e inteligente, Celso sempre lutou pelos interesses do Brasil, com o espírito colaborativo e construtivo, mesmo em momentos de tensão e conflito”.

A iniciativa, articulada pelo Instituto de Estudos Estratégicos (INEST/UFF), reconheceu a trajetória de Amorim, marcada por décadas de serviço público e atuação internacional de destaque. Nascido em 3 de junho de 1942 em Santos, litoral de São Paulo, Celso Luiz Nunes Amorim, de 82 anos, concluiu os estudos no Instituto Rio Branco – academia responsável por formar o corpo de diplomatas brasileiros – em 1965. Mestre em Relações Internacionais pela Academia Diplomática de Viena, Amorim também é professor. Já foi presidente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) entre 1998 e 1999, período em que também foi chefe da representação brasileira no órgão.

Ao longo de sua carreira, o diplomata ocupou postos estratégicos em embaixadas, organismos multilaterais e ministérios. Foi Ministro das Relações Exteriores nos governos de Itamar Franco e Luiz Inácio Lula da Silva (1993-94 e 2003-10, respectivamente), além de Ministro da Defesa entre 2011 e 2014.

Em seu pronunciamento, Celso Amorim destacou a relevância da aproximação entre governo e academia, lembrando o período em que esteve à frente do Ministério da Defesa, e sublinhou a necessidade de o Brasil reafirmar seu compromisso com a democracia e com o multilateralismo em organismos internacionais. 

“Tenho muito orgulho do diálogo que mantive com a academia durante minha gestão no Ministério da Defesa. Esse intercâmbio foi fundamental para aproximar diferentes perspectivas e enriquecer o debate sobre temas estratégicos. Acredito que o Brasil deve seguir firme no fortalecimento da democracia e, nesse caminho, sua participação ativa em fóruns como o G20 e os BRICS é essencial para a defesa do multilateralismo no cenário global contemporâneo”.

Na avaliação do diretor do INEST, professor Vágner Camilo Alves, a outorga reforça o papel da universidade no debate de temas estratégicos para o Brasil:

“A UFF, por intermédio do Instituto de Estudos Estratégicos, tem a honra de se destacar no cenário acadêmico nacional como uma das poucas universidades que contam com uma unidade dedicada exclusivamente aos estudos estratégicos e de defesa no país. Nesse contexto, é motivo de grande orgulho reconhecer a trajetória de Celso Amorim, atualmente Assessor-Chefe do Presidente da República para Política Externa, cujo currículo é notável e amplamente respeitado por sua atuação nessa área. A iniciativa de propor a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao embaixador partiu do nosso Instituto e foi aprovada, de forma unânime, por seu colegiado superior. Posteriormente, o Conselho Universitário teve a sensibilidade de acolher essa proposta, reconhecendo a relevância do papel desempenhado pelo embaixador na diplomacia e na política de defesa nacional”.

 

A comunidade acadêmica prestigiou o evento que lotou o auditório


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Deixe um comentário