PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

UFF conquista melhor desempenho da história no ranking de sustentabilidade UI GreenMetric 2025 


A UFF registrou, em 2025, um avanço significativo no UI GreenMetric World University Ranking, consolidando-se como uma das instituições de ensino superior mais comprometidas com a sustentabilidade socioambiental no Brasil. Após avançar 133 posições em 2024, passando da 559ª para a 426ª colocação mundial, a UFF manteve sua trajetória ascendente em 2025, alcançando a 347ª posição, com 7.532,5 pontos no conjunto de indicadores avaliados, o que representa um crescimento de mais de 500 pontos em comparação a 2024.

Esse desempenho reflete o fortalecimento de políticas institucionais e de ações estruturantes voltadas à gestão socioambiental nos critérios: Configuração e Estrutura, Energia e Mudanças Climáticas, Resíduos, Água, Educação e Pesquisa e Mobilidade e Transporte. Neste último, a UFF obteve seu melhor resultado: uma alta de 287,5 pontos em relação ao ano anterior, refletindo as ações voltadas à promoção de mobilidade sustentável e a melhoria da circulação dentro e fora dos campi. Nesse critério, a UFF alcançou o primeiro lugar do Brasil, terceiro lugar na América Latina e 21º no mundo.

Em 2025, a UFF se tornou a terceira universidade federal mais bem colocada do Brasil, mantendo a melhor colocação dentre as universidades federais do estado do Rio de Janeiro. Para o reitor, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, esses resultados demonstram de forma concreta o compromisso da UFF com uma gestão universitária sustentável, inovadora e socialmente responsável. “Avançar de maneira consistente pelo segundo ano consecutivo em um ranking internacional tão rigoroso como o UI GreenMetric confirma que estamos no caminho certo, alinhando decisões estratégicas, investimento institucional e participação ativa da nossa comunidade acadêmica. Esse salto histórico é fruto de planejamento, trabalho coletivo e da convicção de que uma universidade pública de excelência precisa integrar sustentabilidade ao seu projeto de futuro”, declara.

Criado em 2010, o UI GreenMetric é um ranking internacional que avalia o comprometimento das instituições de ensino superior com práticas sustentáveis, incentivando a adoção de boas práticas e a ampliação de iniciativas voltadas à conservação socioambiental. Em sua 16ª edição, reuniu um total de 1.745 instituições, de 105 países, registrando 268 instituições a mais que no ano anterior, e se destacando como o principal sistema global voltado a medir o desempenho das universidades em sustentabilidade.

Nesta última edição, o ranking adotou como tema “Construindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Educação Superior: a história da nossa instituição e da sociedade”, reforçando a importância do papel das universidades no cumprimento da Agenda 2030.

“Com a melhor pontuação da nossa história, mostramos que as ações de sustentabilidade na UFF não são mais iniciativas isoladas, mas parte de um processo contínuo de diretriz institucional. O avanço no ranking expressa o esforço integrado de diversas unidades para que nossas práticas reflitam o papel social das universidades públicas e a missão de territorializar a Agenda 2030. É uma conquista coletiva, que reafirma o compromisso da UFF com uma gestão guiada pelos princípios da sustentabilidade e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, celebra a pró-reitora de Extensão, professora Leila Gatti Sobreiro.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Deixe um comentário