PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

UFF e Prefeitura de Niterói realizam inaugurações no Huap e avançam em parcerias estratégicas


A Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Prefeitura Municipal de Niterói (PMN) consolidaram, hoje, ações estratégicas para o avanço da inovação, da saúde pública e da pesquisa científica no município. Foram inauguradas no Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF) uma nova Enfermaria Clínica Feminina, a Sala de Estar Multiprofissional e também o Espaço Telessaúde. Na ocasião, também foi formalizado um novo convênio de cooperação técnica para a gestão do navio-escola Ciências do Mar III (CMIII), que proporciona experiência prática de ensino e pesquisa embarcada para alunos, professores e pesquisadores das universidades do sudeste do país. Estiveram presentes no evento o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, além de gestores da universidade e do município.

“Esse é mais um resultado concreto da nossa parceria com a PMN, que reafirma um trabalho conjunto pautado pela ciência, pesquisa, inovação e compromisso social. A entrega desses três espaços fortalece o papel do Huap-UFF como ambiente integrado entre diversas áreas e unidades acadêmicas, voltado à promoção de uma saúde pública mais eficiente e à formação qualificada dos nossos estudantes. Essas ações também refletem o compromisso da gestão com a melhora da qualidade de vida dos servidores e empregados do hospital, que agora possuem um espaço de descompressão, essencial para as atividades realizadas na unidade. Já o novo convênio para a gestão do navio-escola Ciências do Mar III amplia, ainda mais, nosso campo de cooperação e de desenvolvimento científico na cidade. São entregas com impacto real para a população e que abrem diversas oportunidades para novos projetos”, celebra o reitor da UFF.

“O projeto do Navio-Escola, somado ao convênio da telessaúde, coloca Niterói em um novo patamar. É a ciência a serviço da população. A saúde digital é o futuro, e Niterói está saindo na frente. Até o ano que vem, mais de 18 regiões atendidas pelo Médico de Família já terão o suporte da telemedicina, garantindo continuidade do cuidado com apoio da UFF e acompanhamento direto nas unidades básicas. Com essa cooperação, vamos avançar ainda mais na nossa capacidade de produzir conhecimento nos diversos departamentos e institutos de pesquisa da nossa Universidade Federal”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves

O Espaço de Convivência Multiprofissional é destinado ao conforto dos trabalhadores do Huap durante o período de trabalho. “É um ambiente acolhedor, com livros e a possibilidade de relaxamento para o profissional fugir dos momentos de estresse por alguns instantes”, afirma a gerente de Atenção à Saúde do hospital, Aurea Grippa. Quanto à Enfermaria Clínica Feminina, Grippa afirma que o novo espaço abrigará um total de 16 leitos. “Para nós, é muito importante ampliar os leitos femininos, porque a mulher se cuida mais que o homem. Então, em média, 68% a 69% da nossa população para internação e prática de cuidado é feminina”.

“Estamos ampliando o Huap, em espaço e eficiência, temos agora o maior número de leitos abertos dos últimos 20 anos. Estamos também construindo uma proposta arrojada: queremos ser um dos maiores complexos universitários de saúde do Brasil de atenção primária, em parceria com a Faculdade de Medicina e a Escola de Enfermagem e em articulação com o Hospital Municipal Carlos Tortelly, para ampliar a experiência em emergência na formação dos nossos alunos e com o Inca”.  

Já o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a UFF e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no âmbito do projeto de Telessaúde do Huap-UFF, que passa agora a funcionar como um serviço consolidado, teve início em 2022 e já foram realizados mais de 5 mil atendimentos nessa fase inicial de implantação. Seus objetivos são desenvolver e implementar ações em Saúde Digital para ampliar o uso de tecnologias da informação e comunicação nos serviços públicos de saúde, modernizando o atendimento à população e promovendo práticas inovadoras de gestão, monitoramento e cuidado.

“O serviço de telemedicina se insere em um novo cenário da saúde no mundo e, especialmente, no Brasil. Antes da pandemia, existia até um preconceito com a telemedicina, hoje em dia ela cumpre um papel importante de ampliar o acesso à população e evitar deslocamentos, que, em muitos casos, podem até ser muito penosos. O Huap está fazendo parte dessa transformação da relação da população com a medicina, assumindo o desafio de fazer uma telessaúde que funcione no cotidiano, acelere os atendimentos de baixa complexidade e aumente a eficiência dos fluxos assistenciais e dos recursos”.

Cerimônia, realizada no Huap, contou com a presença de autoridades e da comunidade acadêmica - Foto: Reprodução

Cerimônia, realizada no Huap, contou com a presença de autoridades e da comunidade acadêmica – Foto: Reprodução

Ciências do Mar III: UFF e Prefeitura de Niterói rumo à inovação

O acordo de cooperação técnica para a gestão do navio-escola Ciências do Mar III (CMIII), assinado pela UFF em parceria com a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), prevê o desenvolvimento conjunto de iniciativas voltadas à inovação, pesquisa, extensão universitária e integração com a comunidade local – como a visita de estudantes de escolas públicas e privadas -, reforçando o compromisso das duas instituições com o desenvolvimento científico, social e urbano de Niterói. 

O reitor da UFF relembrou que estamos vivendo atualmente a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021–2030), cujo objetivo é mobilizar países, instituições científicas, governos, empresas e a sociedade civil para gerar o conhecimento científico e as soluções necessárias para proteger e usar de forma sustentável os oceanos. Nesse sentido, Antonio Claudio ressaltou que “o navio-escola é um instrumento para a cidadania, que reforça nossa soberania através do conhecimento científico e funciona como um espaço em que a universidade cumpre seu papel de contribuir para uma sociedade mais equilibrada e próspera para todos”. 

A assinatura do convênio ocorreu durante a realização da Agenda Acadêmica UFF/SNCT 2025, que neste ano tem como tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. O evento, realizado entre os dias 20 e 26 de outubro, promove a integração entre estudantes, professores, técnicos e a comunidade externa em torno de debates sobre sustentabilidade, mudanças climáticas e preservação dos ecossistemas aquáticos.

Nesse contexto, a nova parceria com a prefeitura reforça a convergência entre ciência, gestão pública e responsabilidade ambiental, pilares centrais tanto da universidade quanto das políticas de desenvolvimento da cidade. A cooperação prevê o fortalecimento de projetos conjuntos em áreas como economia do mar, inovação tecnológica, gestão ambiental e educação científica, aproximando ainda mais a universidade da comunidade e dos desafios do território niteroiense.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Deixe um comentário