PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

UFF recebe Eduardo Suplicy para palestra sobre renda básica


Nesta segunda-feira (01), a Universidade Federal Fluminense (UFF) recebeu, como parte do ciclo de comemorações dos 65 anos da universidade, a palestra “A Construção de um Brasil Justo, Civilizado, Solidário e Fraterno: a Perspectiva da Renda Básica de Cidadania”, que teve a presença do deputado estadual de São Paulo, Eduardo Suplicy. O parlamentar, que é presidente honorário da Rede Brasileira de Renda Básica (BIEN), celebra oito décadas dedicadas à defesa da justiça social e da igualdade.

No encontro, realizado no Teatro da UFF, participaram da mesa o reitor da instituição, Antônio Claudio da Nóbrega; o professor do Departamento de Economia da UFF e pesquisador do Centro de Estudos de Desigualdade e Desenvolvimento (Cede), Fábio Waltenberg; e o vereador de Niterói, Anderson Pipico. O diálogo teve como objetivo discutir o papel dessa política na construção de um futuro mais justo e sustentável, destacar a trajetória de Suplicy como defensor da renda básica no Brasil e no mundo, além.

De acordo com o professor Antonio Claudio, encontros como este no ambiente universitário são essenciais para incluir pesquisadores e alunos nas reflexões sobre economia solidária e proteção social no país.

“O tema da Renda Básica Universal é cada vez mais atual e se apresenta como um fator determinante para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa. Em agosto recebemos o congresso anual da BIEN e agora temos a oportunidade, nos 65 anos da universidade, de ampliar essa discussão. Nos orgulha ter professores e pesquisadores dedicados ao assunto e nos honra, ainda mais, receber na UFF a figura do Suplicy, que, com sua atuação inteligente e capacidade de articulação, mostrou ao mundo a necessidade de construir esse tipo de política pública”, destaca o reitor. 

Durante a mesa, Eduardo Suplicy explicou que a renda básica universal, também conhecida como imposto de renda negativo, funciona como um pagamento fixo incondicional a todos os cidadãos, que poderá ser distribuído através do sistema tributário. Para o parlamentar, a medida seria capaz de redefinir as relações no mercado de trabalho, garantindo às pessoas a dignidade de rejeitar condições de trabalho que as mantém na pobreza, além de eliminar o estigma do seguro desemprego e facilitar a mudança de um trabalho para outro. 

Deputado Eduardo Suplicy fala sobre a Renda Básica Universal

“Estamos vivendo um momento propício para implementação de políticas públicas como a Renda Básica Universal. Para além da garantia de bem-estar, a medida também estimula os cidadãos a combinar o tempo dedicado ao trabalho remunerado com o tempo dedicado para a comunidade. Dessa maneira, conciliamos oferta de trabalho a condições de vida digna, libertamos os indivíduos e garantimos que essas pessoas sejam capazes de trabalhar para essa comunidade adotando métodos mais intensivos e sustentáveis na produção de alimentos, regenerando a natureza e a biodiversidade para vivermos em um mundo melhor”, explica Suplicy.

O deputado destaca, ainda, que premiações na área de economia devem levar em conta um tipo de desenvolvimento que inclua, também, a liberdade para o trabalhador. “O desenvolvimento, se for para valer, precisa significar maior grau de liberdade e dignidade para todos na sociedade. Assim, acredito que a Política de Renda Básica Universal é uma das saídas para alcançar esse desenvolvimento”.

Ao final da conferência, Eduardo Suplicy, a pedido do reitor, fez uma apresentação da música Blowin’ In The Wind, de Bob Dylan, com a participação do coral do Programa Bem Viver, sob responsabilidade do maestro Marcio Selles.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Deixe um comentário