100 anos da Semana de Arte Moderna no Brasil foi tema do último Clube do Vinho

O último Clube do Vinho – só para elas teve cheiro, gosto e jeito de arte moderna! O tema foi...

O último Clube do Vinho – só para elas teve cheiro, gosto e jeito de arte moderna! O tema foi super inspirador: os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 22 no Brasil. Os convidados da noite foram: a arquiteta Renata Barreto, o artista plástico Wagner Vidinha e a curadora de arte Ana Schieck, que foram escolhidos a dedo pela produtora cultural Cacau Dias para que o evento tivesse uma diversidade de conhecimentos e uma conversa ampla sobre os vários aspectos do tema. Mais uma vez prezando pela acessibilidade, o evento foi todo traduzido em libras por Day Santos e tivemos a presença de mulheres surdas.
O menu do Bistrô MAC como sempre maravilhoso e o enófilo Luiz Barros acertou em cheio na harmonização dos vinhos.
Estiveram presentes na noite mais de 60 mulheres ávidas por saber um pouco mais do impacto que causou essa semana na arte e na arquitetura brasileira.
“Muito feliz por nossos encontros serem cada vez mais ricos em informação e terem um sucesso de público. A pergunta é sempre feita pelos homens: por que só mulheres? E a resposta é muito simples: pode parecer estranho, mas nós precisamos destes momentos de descontração e união entre as mulheres como um respiro de nossos diversos papéis: de mãe, esposa e profissional; pois juntas somos mais fortes.”

Fotos: Adriana Oliveira

Um pouco de cada um dos nossos convidados:

Ana Schieck – artista visual, professora e curadora, Ana Schieck atua na área das artes desde jovem. Lecionando Artes em escolas de ensino fundamental, especializou-se em História da Arte e da Arquitetura no Brasil pela PUC Rio ainda na década de 90. Foi professora universitária por 22 anos. Cursando atualmente o Programa de Mestrado em Artes da UFF, responde pela curadoria do projeto ENTREARTES – coletivo de arte, que visa fomentar e divulgar artistas da nossa cidade.

Renata Barreto – Há 15 anos representando a Barreto Cysneiros – Arquitetos Associados, um dos 20 escritórios mais atuantes de Niterói, a artista plástica Renata Barreto tem em sua arte características herdadas da sua formação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Com os bordados gigantes ou máxi bordados, Renata tem como preocupação ressaltar sua arte urbana, alinhando sustentabilidade e afetividade em composições orgânicas, que tem a natureza como inspiração. Participou do 8º ENTREARTES, no Museu do Ingá, da última edição da Mostra Casa Design, no ano de 2019, com o máxi bordado e do 10º ENTREARTES no Solar do Jambeiro.

Wagner Vidinha – Wagner Vidinha formou-se na escola de Belas Artes da UFRJ, após 8 anos mergulhado no estudo das diversas linguagens artísticas. Como professor, deu aulas de desenho e plástica. Morava em Santa Tereza e sua carreira como designer começou quando criou um suporte para carregar bebês. A aceitação foi tão grande que passou a desenhar outros utensílios, criando então sua fábrica de bolsas e cintos, que funcionou até 2021. Hoje, em seu ateliê, se dedica à pintura de RETRATOS.

O Clube do Vinho:
Idealizado pela cerimonialista Cacau Dias, o Clube do Vinho, antigo Clube da Cachaça, lançado em 2021, já contou com convidados como: o enófilo Célio Fortes, a taróloga Layla Melo, a escultora Duda Oliveira, a neuropsicóloga Fátima Dantas, o fotógrafo Renato Moreth, o escultor Rodrigo Saramago, o artista plástico Rudi Sgarbi, o psicanalista Carlos Eduardo Leal, o mastologista Sergio Bastos, o urologista Hélder Machado e o enófilo Luiz Barros e a psicóloga Angela Alves. O Clube do Vinho – só para elas conta sempre com um menu preparado por um chef renomado e uma carta de vinhos preparada por um enófilo para harmonizar. Além disso, um talk show com assunto de interesse das mulheres. Vida longa ao Clube do Vinho!

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top