Chuvas em Niterói: números atualizados

O temporal chegou a 120,2 milímetros no período de uma hora, o que representa mais de 80% do volume esperado…

Niterói segue em estágio de alerta máximo desde 2h15 deste domingo (14). Na noite de sábado (13), a cidade atingiu o maior registro de chuva em uma hora desde que a medição é feita pelo município. O temporal chegou a 120,2 milímetros no período de uma hora, o que representa mais de 80% do volume esperado para todo o mês de janeiro. Apesar do volume intenso de chuvas, não foram registradas mortes ou ocorrências graves no município.

Ocorrências

A Defesa Civil da Prefeitura de Niterói foi acionada para 14 ocorrências de infiltração . Não há registro de mortes nem de feridos . São 21 pessoas desabrigadas e 43 desalojadas . Todos sendo atendidos por equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária. Foram registradas infiltração de encosta e desabamento de casas nas regiões de Boa Vista, Bonfim, Cavalão, São Francisco e Morro da Penha. Ainda foram registradas 12 ocorrências de queda de árvores , todas atendidas pelo Corpo de Bombeiros e por equipes da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser).

Desde a noite de sexta (12), foram acionadas as sirenes dos seguintes locais: Morro do Estado; Morro da Penha; Boa Vista; Jurujuba; Cavalão; Preventório; Travessa Beltrão e Morro do Palácio. Moradores dessas áreas foram orientados a se deslocarem para pontos de apoio com ajuda de voluntários e lideranças dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), equipes do Samu e da Assistência Social.

Desde sexta-feira (12), funcionários da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) e da Seconser estão nas ruas da cidade para mitigar os efeitos do temporal. Da Clin, são 500 agentes que realizam serviços como varrição, retirada de lama, galhos e entulhos e lavagem, com o apoio de 70 equipamentos. Mais de 300 toneladas de resíduos já foram recolhidas. A Seconser atua com 100 funcionários para poda e desobstrução de ralos. Equipes da NitTrans também participam dando apoio às ações e orientando o trânsito.

Investimentos pesados não foram suficientes para conter a força da natureza

Somente em 2023, a Prefeitura de Niterói investiu R$ 236 milhões nas obras de contenção de encostas, beneficiando diversas regiões.

Desde 2013, foram cerca de R$ 1 bilhão investidos em obras de drenagem, pavimentação e contenção de encostas em diversas regiões. As ações acontecem de acordo com um trabalho criterioso de análise que segue o Plano de Gerenciamento e Prevenção de Riscos, e também integram o eixo Clima e Resiliência do Plano Niterói 450 anos, que tem como princípio garantir dignidade e qualidade de vida por meio da defesa do clima.

No ano passado, foram mais de 80 obras de contenção de encostas. Destas, 44 já estão concluídas em 21 bairros. Foram beneficiados moradores de comunidades no Morro do Céu, Morro Boa Vista, Caixa D’Água, Grota do Surucucu, Martins Torres, Morro do MIC, Cavalão e Morro do Bumba, entre outras. Além dessas regiões, bairros como Jurujuba, Santa Rosa, Fátima, Caramujo, Cantagalo, Cafubá e Itacoatiara também foram contemplados com obras de contenção.

Desde de 2013, foram criados 153 núcleos de Defesa Civil em 54 comunidades. Algumas comunidades possuem até 3 Nudecs. Além dos Nudecs em comunidades, a Defesa Civil de Niterói tem o Nudec Queimadas que, desde 2015, formou 15 núcleos, com 550 voluntários. Já o Nudec Condomínios tem 62 núcleos, com 117 pessoas capacitadas. São homens, mulheres, e até idosos que acionam imediatamente a Defesa Civil caso aconteça algo e podem ser os primeiros a chegar para auxílio inicial com base nos treinamentos até a chegada de uma equipe especializada que tanto pode ser os agentes da Defesa Civil, como o Corpo de Bombeiros.

Nudecs

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói intensifica a aproximação com as comunidades para ampliar a troca de informações com os voluntários, visando melhorias para a população. A cidade conta, além dos agentes da Defesa Civil, com um pelotão de moradores que fazem parte dos Núcleos de Defesa Civil (Nudecs), um programa estratégico de política de prevenção que tem atualmente cerca de 3 mil participantes.

Radar Meteorológico

A Defesa Civil avançou bastante a partir da instalação de um novo radar meteorológico de alta tecnologia que permite uma maior previsibilidade e acompanhamento das tempestades, além de possibilitar estudos de mitigação de riscos e demais projetos voltados ao aumento da proteção do cidadão e da capacidade de resiliência.

As equipes técnicas da Defesa Civil permanecem mobilizadas e realizando vistorias nos locais em que há sinalização de risco.

Doações

A Prefeitura de Niterói está concentrando a arrecadação de donativos, por meio da Campanha Niterói Solidária, nos seguintes pontos:

 – Secretaria Municipal de Direitos Humanos. Endereço: Rua Professor Plínio Leite, 86 – 168, subsolo (Caminho Niemeyer) – Centro.

 – Administração Regional do Fonseca. Endereço: Horto do Fonseca – Alameda São Boaventura, nº 770 – Fonseca.

Alertas

A orientação da Prefeitura de Niterói é de que as pessoas sigam atentas aos alertas da Defesa Civil através das mídias sociais, SMS 40199 e grupos de WhatsApp.

 O aplicativo Alerta DCNIT é outro grande aliado para a população niteroiense, com alertas sobre previsão de chuvas fortes, ressaca, ventos e condições do tempo para risco de incêndio em vegetação. O sistema também conta com botão que direciona o aparelho automaticamente para uma ligação com a Defesa Civil, gratuitamente através do 199. Desta forma, a Defesa Civil se aproxima cada vez mais do cidadão, possibilitando o aumento de uma cultura preventiva e o consequente aumento do poder de resiliência municipal.

Em caso de emergência, devem acionar a Defesa Civil através dos telefones 199 ou 2620-0199.



Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top