Acompanhe nossas redes sociais

Concurso para nova Orla de Charitas é lançado



Resultado com o vencedor será divulgado no dia 22 de julho durante congresso mundial de arquitetos

Praia de Charitas
Lançamento do concurso para requalificação da Orla de Charitas. Foto: Douglas Macedo

A orla de Charitas passará por um processo de requalificação e o concurso nacional que escolherá o projeto responsável por este trabalho foi lançado nesta quinta-feira (22), de forma virtual, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Niterói e o departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). A divulgação do resultado acontecerá no dia 22 de julho. A iniciativa tem como objetivo transformar o trecho entre a Praça Radio Amador e o Clube Naval em um grande parque linear.

A proposta do Município para este projeto foi concebida com base no Plano Diretor, que está elaborando o Programa de Requalificação Urbana das Praias da Baía da Guanabara. O prefeito de Niterói, Axel Grael, que participou do lançamento online do concurso, lembrou que Niterói vem investindo de forma intensa, ao longo dos últimos anos, na infraestrutura urbana da cidade.

“Quando assumimos em 2013, o Plano Diretor Municipal estava defasado, com uma série de demandas pendentes. Nós conseguimos reverter esse longo período, que acumulava um grande passivo de planejamento. Uma de nossas primeiras iniciativas foi traçar um planejamento estratégico, chamado Niterói Que Queremos, no qual projetamos um plano coletivo de cidade para o período de 2013 a 2033. Depois conseguimos atualizar o Plano Diretor, olhando para a cidade com dimensões de sustentabilidade. Também trabalhamos no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, com olhar bem mais atualizado sobre a mobilidade na cidade, que fica no coração da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O planejamento e estruturação da cidade foi um dos nossos principais eixos de trabalho”, disse.  

Desenvolvimento econômico

Axel Grael citou, ainda, que, além de ser um projeto que vai transformar a orla de Charitas do ponto de vista urbanístico, esta iniciativa está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico da região, que tem muitos bares e restaurantes, além de representar mais um incentivo para o turismo da cidade, gerando renda e oportunidades de trabalho.

“Charitas é uma das regiões históricas e emblemáticas de Niterói. É uma área complexa, com desafios sociais, urbanos, mas também de muitas oportunidades. Temos prédios históricos, montanhas, um parque municipal em implantação, a Enseada de Jurujuba, que é berço dos esportes náuticos. Esse projeto de requalificação urbana tem muitos significados e vai irradiar em estímulos, mesmo para outros bairros”, pontuou.  

O secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, destacou que os arquitetos e urbanistas, a partir desta quinta-feira, estão convidados a participar do concurso. Ele reforçou que o concurso possibilitará a esses profissionais de todo o Brasil a pensar e discutir a orla de Charitas como um espaço estruturador da cidade e de importância estratégica para a saúde, encontro, esporte, lazer, turismo, transporte e desenvolvimento social da população de Niterói.

“A orla de Charitas é, atualmente, o espaço com a maior diversidade de vocações da cidade, desde o seu potencial paisagístico único até as questões sociais, de trabalho e renda da população. Esta área, com a construção do túnel Charitas-Cafubá também ganhou importância no deslocamento da cidade, se tornando mais um eixo de estruturação de mobilidade da cidade, conectando a Região Oceânica à Zona Sul e ao Centro. Além disso, a pandemia de Covid-19 veio mostrar a importância fundamental dos espaços públicos abertos para a saúde e bem-estar social”, ressaltou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Compartilhe esta matéria:

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.




Publicidade


Top