Escolas da rede municipal passam por reformas durante as férias

As unidades da Rede Municipal de Educação de Niterói estão passando por obras de infraestrutura e reparos durante as férias…

 As unidades da Rede Municipal de Educação de Niterói estão passando por obras de infraestrutura e reparos durante as férias escolares. O objetivo é preparar as escolas para a volta às aulas e modernizar a infraestrutura da rede. Desde o ano passado, cerca de 85 unidades já passaram por intervenção. Nesta quinta-feira (13), o secretário de Educação, Vinicius Wu, e o presidente da Fundação Municipal de Educação, Fernando Cruz, visitaram as obras para acompanhar a reforma de duas unidades.

Neste semestre, três unidades serão entregues após obras: as escolas municipais Eulália da Silveira Bragança (Jacaré), Horácio Pacheco (Cantagalo) e Felisberto de Carvalho (Pendotiba). No ano passado, além de diversas escolas em manutenção, cinco foram completamente reformadas: Vila Costa Monteiro (Ititioca) e Anísio Teixeira (São Domingos) e as UMEIs Prof.ª Margareth Flores (São Francisco), Lizete Fernandes Maciel (Jacaré) e Prof. Hilka de Araújo Peçanha (Santa Rosa).

“A SME e a FME estão trabalhando para qualificar a infraestrutura das nossas escolas buscando melhorar as condições de trabalho dos nossos profissionais e o desenvolvimento das atividades pedagógicas. Queremos que Niterói se torne a cidade com a melhor infraestrutura do estado do Rio e uma das melhores do país. E vamos conseguir a partir do planejamento que a equipe do Departamento de Obras está programando para os próximos anos”, ressaltou o secretário de Educação, Vinicius Wu.

Por conta da pandemia, as obras foram intensificadas no ano passado. As intervenções ocorrem em todo ambiente escolar, desde pintura dos espaços internos e externos, manutenção do telhado, troca de portas e janelas, melhorias nas quadras e pátios, entre outros.

“A rede vem recebendo uma série de obras e o volume de intervenções na pandemia foi intensificado para que pudéssemos adequar ainda mais as escolas. Nossa infraestrutura está entre as melhores do Brasil, pois junto às reformas ampliamos os espaços para o desenvolvimento de atividades pedagógicas, como a construção de quadras. Estamos nos dedicando muito”, afirmou o presidente da FME, Fernando Cruz.

O presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Niterói, o vereador Binho Guimarães, esteve presente nas visitas às escolas e elogiou o trabalho que vem sendo desempenhado nas unidades.

“Como presidente da Comissão de Educação, fico satisfeito em ver o compromisso da Secretaria e da Fundação Municipal de Educação na requalificação estrutural da nossa rede. Com os evidentes avanços e os investimentos em vista, temos confiança que ao final desse ciclo teremos as melhores escolas do estado”, disse.

A revitalização da E. M. Eulália da Silveira Bragança, no Jacaré, está a todo vapor. A unidade está passando por reforma em todo o ambiente interno e externo, como salas, laboratório de informática, pátio, quadra, banheiros, refeitório e cozinha, além de colocação de pastilhas, troca de pisos e adequações de acessibilidade.

“Estávamos precisando de uma reforma e sonhávamos com tudo que estão fazendo aqui. Teremos uma escola renovada, com a quadra recuperada, todas as salas, o pátio para as crianças brincarem… eles passam aqui na frente e ficam animados em ver como a unidade está ficando, assim como os profissionais, pois as crianças não vão só voltar a estudar, voltam também para o convívio social”, completou a Diretora da unidade, Sueli Gomes da Silva.

O projeto de melhoria da infraestrutura das escolas é uma das prioridades da SME/FME. Na E.M. Horácio Pacheco, a equipe do Departamento de Obras atua na manutenção do telhado, salas e banheiro, além de pintura e construção de uma quadra coberta. Já na Felisberto de Carvalho, as intervenções incluíram a reforma do telhado e da cozinha, pintura geral, reestruturação do sistema de esgoto e a construção de uma quadra e de um pátio coberto.

Além destas, as escolas municipais Infante Dom Henrique (futura E.M. Prof. Maria Felisberta Trindade Baptista) e Dom José Pereira Alves, que vão oferecer educação em tempo integral a partir deste ano, estão passando por intervenções como pintura geral, manutenção do telhado e da cozinha, além da construção de uma quadra na Dom José. Outras unidades como E. M. Padre Leonel Franco e Júlia Cortines, além das UMEIs Gabriela Mistral, Neusa Brizola, Nilo Neves, e Naei Sebastião Luiz Tatagiba também passam por manutenção.

Foto: Divulgação/FME

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top