Acompanhe nossas redes sociais

Estado do Rio tem 2 mil vagas para jovens de baixa renda


O Instituto PROA tem reforçado cada vez mais a importância da empregabilidade para os jovens de baixa renda. Com isso, oferece milhares de oportunidades para eles se aperfeiçoarem para o mercado de trabalho, conectando-os com vagas de emprego. E, a próxima turma, que começa no dia 1º de agosto, está com inscrições abertas no site: https://www.proa.org.br/, com 2 mil vagas disponíveis.



Para participar é preciso ter entre 17 e 22 anos, estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública e morar no Estado do Rio de Janeiro. As inscrições vão até o dia 26 de julho.



Na Plataforma PROA, os jovens que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas e que buscam seu primeiro emprego, têm acesso gratuito a 100 horas de aulas com orientação e apoio de tutores em encontros semanais ao vivo, às quartas ou quintas-feiras, no melhor horário para o aluno.


“O PROA foi um divisor de águas para tudo o que eu pensava sobre o mercado do trabalho. Apenas depois de passar pelas disciplinas de Planejamento de Carreira, Projeto Profissional, Autoconhecimento, Raciocínio Lógico e Comunicação, que eu pude entender e me sentir preparada para o mundo. Tanto a plataforma PROA quanto as tutorias semanais foram essenciais para que eu me tornasse apta para conseguir meu primeiro emprego. Além disso, foi através do time de empregabilidade do curso que tive acesso à oportunidade de emprego que conquistei duas semanas após a conclusão do PROA”, afirma Paloma Oliveira, PROANE do Rio, formada em 2021 e que hoje trabalha na ESPM-Rio.


A Plataforma PROA oferece módulos de: Autoconhecimento (20 horas), Planejamento de Carreira (20 horas), Projeto Profissional (20 horas), Raciocínio Lógico (20 horas), Comunicação (20 horas). Ao final, os alunos que concluírem estarão aptos para participarem de processos seletivos para vagas de posições de início de carreira e primeiro emprego. Todos recebem certificado de conclusão emitido pelo PROA e têm acesso a vagas de emprego disponíveis no mercado.


E agora os alunos que preferem estudar presencialmente têm acesso ao espaço do Instituto PROA e P&G exclusivo, onde podem utilizar computadores para estudar e tirar dúvidas direto com um monitor. A sala fica na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio e conta com 20 computadores, com acesso à internet. A sala funciona de segunda a sexta, das 10h às 17h.


“A Biblioteca Parque Estadual foi escolhida por ser um espaço que estimula a criatividade do jovem e ser um local de fácil acesso, no centro da cidade. Vimos a necessidade dessa conectividade com nossos alunos, apoiando de perto cada um. Está sendo ainda mais produtivo e tendo grandes resultados com todos os jovens que buscam uma nova oportunidade. Nosso objetivo é construir um grande legado para a cidade, com novos profissionais especializados e prontos para o mercado”, afirma Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.


Além da trilha básica do curso, o PROA oferece cinco trilhas técnicas patrocinadas por diferentes empresas, onde os alunos podem aprender Análise de Dados (patrocinado pelo iFood), Varejo (Via – Fundação Casas Bahia), Administração (P&G), Logística (P&G), UX Design (Accenture) e Promoção de Marcas (BRF).



“Seguimos confiantes na parceria Instituto PROA, P&G, o CODIN e a SEDEERI para promover a inclusão produtiva do jovem fluminense no mercado de trabalho. O objetivo é trazer cada vez mais soluções para os jovens do Estado do Rio”, afirma o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.



A Secretaria de Desenvolvimento Econômico participa ajudando a inserir os jovens formados no mercado de trabalho.


 
“Para nós é muito importante ter essa iniciativa em nosso estado. Gerar emprego e renda é a prioridade do governador Cláudio Castro. Daí a importância de aumentar a empregabilidade. Queremos capacitar cada vez mais jovens e trazer competitividade ao mercado de trabalho fluminense”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Cássio Coelho.



A iniciativa conta com a parceria da Procter & Gamble, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais (SEDEERI) e da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (CODIN RJ).


“Nosso objetivo com a parceria com o PROA é fomentar o mercado de trabalho para os jovens, promovendo a inclusão produtiva. Centenas de jovens serão conduzidos às vagas em empresas parceiras do PROA em municípios do Estado e na própria P&G”, finaliza André Felicíssimo, presidente da P&G no Brasil.



Inscrições e informações: http://www.proa.org.br

Serviço:

– Ter entre 17 e 22 anos;

– Morar no Estado do Rio de Janeiro;

– Estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública.

Inscrições: 2 de maio a 26 de julho

Início das aulas: 1º de agosto

As inscrições podem ser feitas pelo site: http://www.proa.org.br

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top