João Carlos Martins encerra último domingo do Natal da Esperança


O maestro e pianista João Carlos Martins encerrou neste domingo (19) o último final de semana com programação cultural do “Natal da Esperança”, iniciativa da Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação de Arte de Niterói (FAN). No palco montado no lago do Campo de São Bento, o consagrado maestro encantou o público com clássicos nacionais e internacionais. A apresentação de João Carlos Martins teve as participações da Orquestra da Grota e da Orquestra Jovem de Niterói.

O concerto no Campo de São Bento foi o primeiro do maestro, que já tocou em 60 países, em Niterói. Nesta segunda-feira (20), o músico se apresenta às 19h no Theatro Municipal, também com a presença das duas orquestras da cidade. João Carlos Martins teve a vida registrada em dois documentários europeus vencedores de festivais internacionais. Após a carreira como pianista, deixou como legado a gravação completa da obra de Johann Sebastian Bach para teclado. Em 2004, iniciou uma nova carreira como maestro aos 63 anos e é um músico com reconhecimento internacional. João Carlos Martins está à frente da Filarmônica Bachiana SESI SP e trabalha pela democratização da cultura no país, ao levar a música clássica para as mais diversas plateias.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, esteve no concerto de João Carlos Martins no Campo de São Bento e destacou a relevância do maestro e a importância do Natal da Esperança deste ano.

“É um orgulho para a cidade poder trazer uma pessoa da importância que o João Carlos Martins tem para a cultura, para a música em geral. Ele, que é também um exemplo de superação pessoal, mesmo com dificuldades, continua ativo como maestro e pianista. Para Niterói, é uma forma muito bacana de celebrar o Natal e preparar um ano novo de muita esperança e de muitas oportunidades”, comentou.

Cerca de 10 mil pessoas acompanharam as atrações do Campo de São Bento neste domingo. João Carlos Martins falou sobre a satisfação pessoal de se apresentar em Niterói pela primeira vez.

“É uma honra estar aqui em Niterói, nesse parque maravilhoso, com essa orquestra incentivando jovens que serão grandes missionários da música. Me dá profundo orgulho ter participado deste festejo de Natal e é gratificante ver esse trabalho da Prefeitura, respeitando a cultura e a arte”, disse o maestro.

A Orquestra Jovem de Niterói é resultado do trabalho contínuo de formação em música desenvolvido pelo Programa Aprendiz Musical (que existe há 20 anos e é mantido pela Prefeitura de Niterói, por meio da FAN) com crianças e jovens da cidade e que foi criada para permitir que os estudantes egressos das escolas municipais pudessem dar continuidade aos estudos musicais. A Orquestra da Grota se apresenta em cidades do Brasil e do exterior há 25 anos e recebeu diversas premiações.

Na apresentação de João Carlos Martins no Theatro Municipal de Niterói, nesta segunda-feira (20), o ingresso é um quilo de alimento não perecível para o projeto Niterói Solidária, promovido pela Prefeitura. É possível a retirada de até dois ingressos por pessoa na bilheteria do teatro, no dia do espetáculo, a partir das 16h30. De acordo com Decreto Municipal 14.142/ 2021, é necessário apresentar o comprovante de vacinação em dia, no formato impresso ou digital, acompanhado de um documento com foto. Todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19 são seguidos.


Encerramento do Natal da Esperança 

No último domingo de programação cultural do “Natal da Esperança”, as atrações se espalharam por diferentes pontos da cidade. As atividades começaram às 11h em três locais: ‘Arte de Dançar’, no Horto do Barreto; ‘Tirico e as Histórias de Morros e Fossos’, no Horto de Itaipu; e ‘Cia. Mala de Mão’, no Caramujo. No Campo de São Bento, as apresentações artísticas acontecem até a próxima quinta-feira (23), sempre a partir das 18h30.  

A programação cultural do “Natal da Esperança” se propôs a ser democrática, com atrações distribuídas pelas Zonas Norte e Sul e na Região Oceânica. O objetivo da Prefeitura foi realizar um Natal respeitoso, levando alegria e esperança para os niteroienses, além de prestar homenagem às vítimas da Covid-19. A Prefeitura priorizou espaços abertos para a realização dos eventos, de acordo com as normas do Plano Novo Normal Niterói, com atenção aos protocolos de segurança de enfrentamento da pandemia.


Link para transmissão do show:https://www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldeNiteroi/videos/698712401066832

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top