No Dia do Poeta, Niterói livros estreia nas redes sociais

Nesta segunda-feira (29), Dia do Poeta, o selo Niterói Livros, inicia o seu processo de modernização, com logomarca nova e...

Nesta segunda-feira (29), Dia do Poeta, o selo Niterói Livros, inicia o seu processo de modernização, com logomarca nova e inserção nas redes sociais, com o lançamento de perfis no Instagram e Facebook. Criada no município em 2015, pelo então prefeito Rodrigo Neves, a data comemorativa foi escolhida para marcar a presença digital de sua editora que publicou 61 títulos ao longo dos últimos 28 anos.

A homenagem a Luís Antônio Pimentel se justifica. O escritor, jornalista e fotógrafo, morto em 2015, aos 103 anos de idade”, era profundo conhecedor da história de Niterói e deixou extensa obra.

“Um dos precursores do haicai no Brasil, Luís Antônio Pimentel ‘tropicalizou’ as feições do gênero e criou também o haicai erótico, o engajado politicamente e o étnico. Foi o primeiro escritor brasileiro traduzido para o japonês que se tem notícia. Seu nome está em diversas obras de arte e vias pela nossa cidade, além de aparecer em diversas antologias com notória expressividade”, explica Chris Fuscaldo, Diretora da Niterói Livros.

A Niterói Livros publicou, em 2004, sob curadoria de Aníbal Bragança, suas obras reunidas, com trabalhos inéditos e trazendo à tona textos publicados em raras vezes, além dos clássicos já conhecidos. Outras obras como ‘Eles nasceram em Niterói’ e ‘Topônimos Tupis de Niterói’ também foram publicadas pelo selo editorial. A distribuição ampla e gratuita da obra de Pimentel conduziu a cidade, especialmente às instituições escolares, à redescoberta de seu olhar delicado e historiográfico para a cidade.

“O Dia do Poeta é uma data importante para mais este avanço do selo. Queremos abrir mais espaço para os escritores da cidade. Vamos propor concursos variados, de segmentos literários, como obra biográfica, por exemplo, contando histórias de personalidades”,

Luís Antônio Pimentel nasceu em 29 de março de 1912 em Miracema e faleceu, já centenário, em Niterói. Escritor, professor, jornalista e memorialista brasileiro, integrou diversas instituições acadêmicas e artísticas de nossa cidade, como a Academia Fluminense de Letras, a Academia Brasileira de Letras e o Grupo Mônaco de Cultura. Um dos escritores mais festejados no Oriente, sobretudo no Japão, é apontado por muitos estudiosos como o principal precursor da técnica do haicai no Brasil. Suas obras são marcadas pela delicadeza e pela construção lírica de memória literária. Pelo conjunto da obra e personalidade, foi escolhido para ter sua data de nascimento como o Dia do Poeta em Niterói.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top