PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

Circuito Sesc de Xadrez reúne mais de 200 enxadristas em São José dos Pinhais


A etapa São José dos Pinhais do Circuito Sesc de Xadrez reuniu, no último sábado (9), cerca de 220 participantes em mais uma rodada do maior torneio da modalidade no Paraná. A competição contou com disputas em diversas categorias e reuniu atletas de diferentes cidades do estado, desde crianças até enxadristas experientes.

As disputas foram realizadas nas categorias Aberto, Sub-08, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18. A arbitragem da competição ficou sob responsabilidade da Federação de Xadrez do Paraná (FEXPAR), garantindo a aplicação oficial das regras da modalidade e reforçando o nível técnico e a credibilidade do torneio, que já é um dos principais do calendário esportivo paranaense.

Entre os destaques da etapa esteve o enxadrista Lucas Leonardi, de 15 anos, atual vice-campeão brasileiro na categoria Sub-16. Ele ressaltou a importância da competição para o seu desenvolvimento. “Minha relação com o xadrez é ótima, é uma coisa que amo. Eu jogo há oito anos e isso sempre melhorou o meu raciocínio, me deu mais vontade de estudar matemática, por exemplo, e melhorou a minha vida. O melhor jeito de aprender é jogar, errar, revisar o que você errou e aprender com isso. Tem que estudar as táticas e exercitar o cérebro todos os dias”, destacou.

Outro nome de destaque foi Luana Ieger Bockor, de 14 anos, atual campeã paranaense. “O Xadrez mudou muito a minha vida. Eu consegui vários amigos e encontrei uma coisa que eu realmente gosto de fazer. Não é só um hobby, é algo que quero levar para a vida porque eu me sinto muito feliz nos torneios. É importante buscar um clube também porque eles nos dão apoio com aulas e professores que estão disponíveis a nos ajudar”, disse.

Circuito Sesc de Xadrez

Criado em 2018, o Circuito Sesc de Xadrez teve início como um projeto-piloto realizado em oito cidades paranaenses, com o objetivo de ampliar o número de etapas e participantes ao longo dos anos. Responsável pelo circuito, o analista de Esporte e Lazer Leonardo Brand destacou o crescimento da competição desde a criação do projeto. Segundo ele, o evento vem ampliando o alcance da modalidade no estado e incentivando a participação de novos enxadristas em diferentes faixas etárias.

Outra característica do circuito é contemplar diferentes cidades. “Nós temos 27 etapas em todo o Paraná com categorias desde o sub-8 até a categoria aberta que contempla os adultos. Estamos fomentando o esporte há bastante tempo e essa é uma das maiores competições do Brasil a nível de qualidade e número de etapas. Além desse circuito, temos o Festival Internacional de Xadrez, em Caiobá, que reúne muitos participantes. Em Curitiba, também realizamos o Circuito Xeque-Mate, que atende cerca de 1.500 enxadristas por etapa”, explica Leonardo.

Além do caráter competitivo, os eventos também promovem integração entre atletas, familiares e amantes do xadrez, reforçando o papel do esporte como ferramenta de desenvolvimento intelectual e social. “O Sesc PR possibilita que crianças participem sem ter um custo adicional porque acreditamos que o esporte transforma vidas. Com o xadrez, por ser um esporte que obriga as crianças a pensarem e a estudarem, conseguimos mostrar que essas atividades são fundamentais para promover o esporte de forma saudável e dinâmica”, finaliza Leonardo.

Clique aqui para conferir as fotos da etapa São José dos Pinhais do Circuito Sesc de Xadrez.

Achou relevante? Compartilhe.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Participe da discussão