Obras necessárias alteram trânsito em Icaraí a partir de segunda

A obra também vai gerar mudança de sentido do tráfego em algumas ruas do bairro. A Rua Mariz e Barros,…

A partir da próxima segunda-feira (1º) a Prefeitura de Niterói inicia a segunda etapa da obra de recuperação da área sobre o canal Ary Parreiras, em Icaraí. Prevista para terminar em dezembro deste ano, a ação vai interditar totalmente o trânsito na avenida, para carros e ônibus, no quarteirão entre a praia de Icaraí e a Rua Ator Paulo Gustavo, devido ao uso de máquinas pesadas. Haverá mudanças no trânsito em algumas ruas próximas ao quarteirão da obra. O trajeto de algumas linhas de ônibus, bem como seus respectivos pontos de parada, serão alterados e a sinalização de trânsito dessas vias e de outras adjacentes será readequada.

A obra também vai gerar mudança de sentido do tráfego em algumas ruas do bairro. A Rua Mariz e Barros, por exemplo, vai mudar de mão. A partir de segunda-feira (1º) os veículos devem seguir, em sentido único, da Av. Roberto Silveira em direção à Praia. Já a Avenida Sete de Setembro, terá sentido único da Rua Gavião Peixoto para a Av. Roberto Silveira. A Rua Joaquim Távora não terá o fluxo alterado.

A Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans), responsável pelo planejamento de trânsito de Niterói, afirma que haverá a proibição de estacionamento, em um primeiro momento, no lado oposto aos pontos de ônibus na Rua Joaquim Távora, na Rua Ator Paulo Gustavo e da Av. Alm. Ary Parreiras até a Rua Mariz e Barros. Na Rua Mariz e Barros, da Av. Roberto Silveira até a Praia de Icaraí.

A empresa preparou um planejamento especial de trânsito e orientação aos motoristas que vai continuar até o fim da intervenção. Doze operadores da Nittrans estarão nas ruas próximas à obra, para auxiliar a entrada irrestrita de moradores, seus carros e veículos de emergência no quarteirão em que ocorrerá a obra. Haverá um operador de trânsito em cada uma das quatro entradas do canteiro.

O presidente da Nittrans, Gilson Souza, garantiu que todo o esforço será feito para mitigar o impacto dessa obra no trânsito da Zona Sul de Niterói:

“Vamos fazer todo o possível para minimizar o transtorno para a população. Os operadores estarão empenhados ao máximo, aliás, como sempre. Estaremos fazendo reuniões diárias de avaliação para, em caso de necessidade, rapidamente tomarmos decisões tais como o reforço do número de operadores, ou mesmo a proibição de estacionamento em outras ruas que não apenas essas apontadas inicialmente. Vamos trabalhar para que, dentro do possível, o trânsito flua rápido e com o mínimo de alterações”, disse o presidente.

Ainda segundo a Nittrans, estão previstos desvios. Veículos pesados irão acessar a Praia de Icaraí pela Rua Mariz e Barros. Os demais poderão acessar também pela Rua Ator Paulo Gustavo. A Nittrans planeja começar as alterações no trânsito na madrugada de domingo para segunda-feira. Haverá a troca de sinais, colocação de placas de desvio e o posicionamento dos operadores em toda a região. Todos os Painéis de Mensagens Variáveis (PMV) de led eletrônicos da Prefeitura e da EcoPonte terão mensagens de alerta para as mudanças no trânsito de Icaraí.

Obra no Canal Ary Parreiras

As obras de recuperação da área sobre o Canal de Ary Parreiras vão entrar em sua segunda fase, quando o trecho de 230 metros ganhará reforço estrutural para construção de uma nova praça com brinquedos, academia da terceira idade, parcão para animais, bancos e jardineiras. As vigas metálicas antigas, que estavam comprometidas, foram retiradas e a sondagem e topografia foram concluídas, assim como a limpeza do canal. O investimento total será de cerca de R$18 milhões e a previsão é que as obras sejam concluídas em dezembro. As máquinas funcionarão 7 dias por semana, das 7h às 20h, a fim de concluir os trabalhos dentro do cronograma.

De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento (Emusa), Paulo César Carrera, devido à complexidade da execução dos serviços as duas pistas da Ary Parreiras precisarão ser fechadas ao trânsito durante a intervenção.

“Além do maquinário que fará as perfurações ocupar toda a pista, é necessário o mínimo de trepidações no entorno da confecção das estacas para a segurança da obra. E para o maior avanço do cronograma, as intervenções serão realizadas”, explicou.

As equipes de engenharia da Emusa estarão em tempo integral na via para acompanhar e fiscalizar os detalhes da obra. Os profissionais do Trabalho Técnico Social (TTS) também estarão à disposição para tirar as dúvidas e atender a demanda dos moradores.

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