Prefeitura vai convocar 80 aprovados no concurso para Guarda Municipal

Previsão da Secretaria da Ordem Pública (Seop) é que, em dezembro, após passarem por capacitação, os novos agentes reforcem o...

Previsão da Secretaria da Ordem Pública (Seop) é que, em dezembro, após passarem por capacitação, os novos agentes reforcem o patrulhamento preventivo nas ruas.

A Prefeitura de Niterói convoca, este mês, os 80 primeiros
aprovados no concurso da Guarda Municipal, realizado em abril. Eles participarão do curso de formação profissional, e a previsão da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) é que 40 desses novos agentes estejam nas ruas em dezembro para reforçar o patrulhamento preventivo da cidade. Os demais integrarão as coordenadorias especiais e distritais distribuídas pelos bairros.

O curso tem como base a matriz curricular nacional para a formação das Guardas Municipais, idealizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça. A carga horária do curso é de 522 horas divididas em atividades práticas e teóricas, com disciplinas como Direito Penal e Processo Penal; Técnicas de Abordagem; Gestão e Mediação de Conflitos; Defesa Pessoal; Legislação de Trânsito; Legislação Ambiental; Legislação de Posturas Municipais.

O diretor de ensino e pesquisa da Seop, Francisco Lima Torres, explica que as aulas serão ministradas por representantes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, além de mestres e doutores de diversas instituições de ensino superior ligadas à Segurança Pública.

“Não se constrói uma instituição séria e sustentável sem a troca e transmissão de conhecimento. Por isso, a proposta pedagógica do curso, em consonância com a Matriz Curricular Nacional para Formação de Guardas, será materializada de forma integrada para formar nossos profissionais”, afirma Torres.

Os atuais integrantes da Guarda de Niterói passam, periodicamente, por cursos de reciclagem e de especialização em diversas áreas, desde treinamento físico a técnicas diferenciadas de abordagem.

“Esse novo reforço será importante para auxiliar o município nas ações que a Prefeitura tem disponibilizado para os órgãos de segurança no combate a violência. Além disso, a Guarda Municipal vem se preparando e se especializando, nos últimos anos, com diversos cursos de qualificação. Hoje, em Niterói, caminhamos cada vez mais para termos uma guarda cidadã ao lado das forças de segurança, gerenciando pequenos conflitos e atendendo a população de forma a deixar os outros agentes da área com demandas maiores”, enfatiza o inspetor-geral da Guarda Municipal de Niterói, Leandro Nunes.

O concurso realizado em abril ofereceu 142 vagas para a Guarda Municipal, com o objetivo de ampliar o contingente da corporação, que atualmente conta com aproximadamente 600 agentes. Os candidatos disputaram as vagas pleiteando uma remuneração inicial de R$ 2.881,27. Em 2014, o Município já havia realizado processo seletivo dobrando o efetivo da cidade.

Para a aprovação, os candidatos passaram pelos testes acadêmicos, além de prova de capacidade física. Também foi avaliada a conduta social ilibada, a fim de que, no quadro efetivo da Guarda, possam prestar o melhor serviço à população.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top