Dengue: Prefeitura Oferece Aplicativo para Denúncias de Focos

A cobertura territorial aumentou para 75%, marcando Niterói como referência na implementação bem-sucedida desse método de combate aos vetores.

A Prefeitura de Niterói reforça as recomendações para combater a dengue durante o carnaval, incentivando os foliões a ficarem atentos a possíveis focos do mosquito transmissor. O Centro de Controle de Zoonose recebe solicitações de vistoria por meio do aplicativo Colab.re, facilitando o contato direto entre a população e as autoridades. A cidade registrou 3 casos de dengue entre 1º e 29 de janeiro. Além disso, Niterói se tornou a primeira cidade brasileira a cobrir 100% do território com o método Wolbachia, demonstrando eficácia na redução dos casos de arboviroses.

A cidade iniciou o uso do método Wolbachia em 2015, expandindo para 33 bairros em 2017. Em 2021, a eficácia foi comprovada com uma redução significativa de casos de dengue, chikungunya e zika nas áreas abrangidas. A cobertura territorial aumentou para 75%, marcando Niterói como referência na implementação bem-sucedida desse método de combate aos vetores. O trabalho contínuo do Centro de Controle de Zoonoses envolve fiscalizações em imóveis abandonados, mutirões aos fins de semana e atividades educativas em parceria com a rede de ensino pública municipal e estadual.

Em resumo, Niterói adota medidas abrangentes para combater a proliferação do mosquito transmissor, incorporando tanto o método Wolbachia quanto ações contínuas do Centro de Controle de Zoonoses. A cidade registrou sucesso na redução dos casos de arboviroses, posicionando-se como pioneira na implementação eficaz dessas estratégias.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top