Prefeitura de Niterói prorroga suspensão das aulas na rede municipal até 30 de maio

Alunos terão atividades pela internet a partir de 4 de maio; Renda Básica antecipará primeira parcela do benefício  A suspensão...

Alunos terão atividades pela internet a partir de 4 de maio; Renda Básica antecipará primeira parcela do benefício

Prefeito anuncia prorrogação da suspensão das aulas. Foto: Luciana Carneiro

 A suspensão nas aulas na rede municipal de educação de Niterói foi prorrogada até 30 de maio. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Neves em pronunciamento nas redes sociais da Prefeitura na noite desta terça-feira (28). A Secretaria Municipal de Educação disponibilizará, a partir do dia 4 de maio, um programa virtual de estudos para os alunos, com vídeo-aulas, atividades integradas e possibilidade de interação com os professores.

“A decisão foi tomada a partir da nossa avaliação do ciclo da epidemia do coronavírus em Niterói. Mas nossas crianças terão atividades via internet a partir do dia 4 de maio”, afirmou o prefeito.

A secretária municipal de Educação, Flávia Monteiro, afirmou que o objetivo dessas atividades é fazer com que os alunos sigam no processo de aprendizado mesmo durante o período de isolamento social.

“Nosso objetivo é garantir que nossas crianças possam ficar em segurança nas suas casas, mas sem perder o vínculo com a escola”, afirmou.

Antecipação do crédito do Renda Básica Temporária – O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, explicou que a Prefeitura conseguiu antecipar, para esta quarta-feira (29), o crédito do cartão pré-pago que será efetuado este mês, no valor de R$ 500, para as famílias beneficiadas com o Renda Básica. Inicialmente, a ativação do cartão seria feita na quinta-feira (30). O auxílio será concedido, por três meses, para as famílias inscritas no CadÚnico.

“A partir desta quinta-feira, essas famílias poderão utilizar o cartão na rede credenciada de mercados, supermercados e farmácias. O auxilio será pago este mês e, também, em maio e junho, sendo R$ 500 a cada mês”, disse o secretário.

Axel Grael falou, também, sobre a ampliação do programa para as famílias dos alunos da rede municipal de Educação que não estão inscritas no CadÚnico. Para estas pessoas, a distribuição do cartão acontecerá a partir do próximo dia 11 e seguirá até 15 de maio.

Parceria com a UFF para ampliar leitos – A Prefeitura de Niterói e a Universidade Federal Fluminense (UFF) firmaram acordo de cooperação para a ampliação do número de leitos na cidade. Serão mais 18 abertos no Hospital Universitário Antonio Pedro exclusivamente para o tratamento de coronavírus, sendo 6 de UTI e 12 de enfermaria.

O prefeito Rodrigo Neves destacou que essa nova parceria com a UFF vai reforçar a proteção à vida da população de Niterói.

“Estamos vivendo o maior desafio de saúde pública na história na nossa geração, e Niterói está vencendo essa batalha até aqui. A parceria com a UFF tem sido determinante para os resultados positivos obtidos até agora e estamos consolidando esse trabalho conjunto com esses 18 novos leitos, que vão ajudar a salvar centenas de vidas da nossa população”, afirmou o prefeito.

Para o reitor da Universidade Federal Fluminense, Antonio Claudio Nóbrega, esse momento de crise reforça a necessidade de ações integradas na área da saúde, e a parceria com a Prefeitura de Niterói servirá para aumentar a retaguarda de leitos de saúde pública.

“Em um período como esse, é muito comum o aumento da mortalidade por outras causas, já que o foco naturalmente está voltado para o combate à pandemia. E isso torna ainda mais importante essa parceria entre a universidade e a Prefeitura de Niterói. Estaremos sempre juntos para fazer o que for necessário para o bem da população da cidade”, disse o reitor

O diretor do Hospital Universitário Antônio Pedro, Tarcísio Rivello, afirmou que é um exemplo de como se enfrentar a crise de frente.

“Estamos todos trabalhando juntos, tanto na Universidade Federal Fluminense, quanto na Prefeitura, trabalhando juntos em prol da população. Essa ação integrada, com foco único, será essencial para salvar vidas nesse momento”.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, lembrou que a parceria foi firmada em um tempo recorde.

“O compromisso da direção do Hospital Antônio Pedro com a Saúde em Niterói foi fundamental para que esse acordo fosse fechado em tão pouco tempo. O pacto que culmina com esses 18 leitos mostra que será muito importante para a cidade”.

O perfil do Hospital Universitário Antônio Pedro, considerado uma unidade de saúde de alta complexidade de atendimento pela definição do Sistema Único de Saúde (SUS) será essencial também para que se possam rodar leitos na rede pública, ressaltou o vice-presidente de Atenção Hospitalar da Fundação Municipal de Saúde, Ramon Lorenzo Sánchez.

“Estamos muito esperançosos com essa parceria firmada com a UFF, visando a vida e a saúde da população de Niterói”.

Boletim – Niterói chegou, nesta segunda-feira (27), a 288 casos confirmados de Covid-19 confirmados, com 103 pessoas em isolamento domiciliar em casa, acompanhados pela Fundação Municipal de Saúde. Houve hoje o registro do 22º óbito. Há 43 pacientes com a Covid-19 internados em hospitais. A cidade contabiliza 120 pacientes recuperados.  

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top