Prefeitura investe em mais qualidade de vida para população idosa

Expectativa de vida dos brasileiros aumentou em 30 anos

A Prefeitura de Niterói encerrará as comemorações do mês do idoso com uma ação social dedicada aos maiores de 60 anos no próximo sábado (28), na Praça Guadalajara, no Fonseca. Das 9h às 13h, haverá uma série de serviços gratuitos disponíveis.

A programação inclui aferição de pressão arterial e glicose, consultas oftalmológicas (por ordem de chegada, vagas limitadas), orientações de saúde, cortes de cabelo feminino e masculino, massagens, emissão de cartão de estacionamento para idosos e segunda via da carteira de identidade, além de uma aula de ginástica do projeto Niterói 60 Up, entre outras atividades.

A ação é coordenada pela Secretaria Municipal do Idoso, em parceria com a Secretaria Municipal de Governo, NitTrans e Clin, e conta com o apoio do Rotary Club de Niterói, Drogaria Cristal, Dentran-RJ, SindSalões, Senac, Sesc, Clínica de Olhos Santa Beatriz, Ame Clinic, Abraz e Centro Clínico Jardim Icaraí.

O secretário municipal do Idoso, José Antônio Fernandez (Zaf), destaca a importância dessa ação para a população acima de 60 anos em Niterói, já que a cidade tem uma das maiores proporções de idosos em comparação com o resto do país.

“Outubro é o mês em que prestamos homenagem a essa população tão importante. Cerca de 18% da população de Niterói é idosa, um número acima da média nacional. Nossos idosos merecem toda a nossa atenção”, afirma Zaf.

De acordo com o Ministério da Saúde, os idosos representam atualmente 14,3% da população brasileira, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. Estima-se que, em 2030, o número de idosos supere o de crianças e adolescentes entre zero e quatorze anos. Em sete décadas, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou em 30 anos, passando de 45,4 anos em 1940 para 75,4 anos em 2015.

A Prefeitura de Niterói oferece atividades gratuitas, como ginástica, dança de salão, canto, roda de conversa e passeios, para os idosos da cidade por meio do projeto 60UP. O projeto está disponível em vários locais da cidade, em datas e horários específicos para cada atividade.

Mês do Idoso

O mês do idoso foi estabelecido pela Lei nº 11.433 em 2006, que escolheu o dia 1º de outubro (data da promulgação do Estatuto do Idoso) como o Dia Nacional do Idoso. Segundo o Ministério da Saúde, os idosos representam atualmente 14,3% da população brasileira, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. Estima-se que, em 2030, o número de idosos supere o de crianças e adolescentes entre zero e quatorze anos. Em sete décadas, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou em 30 anos, passando de 45,4 anos em 1940 para 75,4 anos em 2015.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top