Apresentação cultural marca abertura oficial do ano letivo em Niterói

A programação de abertura oficial do ano letivo da Rede Municipal de Educação de Niterói começou em grande estilo. Nesta…

Orquestra da Grota foi uma das atrações do evento, que reuniu alunos e profissionais da rede municipal de educação

A programação de abertura oficial do ano letivo da Rede Municipal de Educação de Niterói começou em grande estilo. Nesta quarta-feira (09), alunos e profissionais da rede assistiram a uma apresentação cultural no Theatro Municipal de Niterói. Entre os artistas convidados, os músicos da Orquestra da Grota. As aulas nas unidades da rede municipal foram iniciadas no dia 7 de fevereiro e retornaram 100% presencial após o período de feriado do Carnaval.

A programação de abertura oficial do ano letivo da Rede Municipal de Educação de Niterói começou em grande estilo. Nesta quarta-feira (09), alunos e profissionais da rede assistiram a uma apresentação cultural no Theatro Municipal de Niterói. Entre os artistas convidados, os músicos da Orquestra da Grota. As aulas nas unidades da rede municipal foram iniciadas no dia 7 de fevereiro e retornaram 100% presencial após o período de feriado do Carnaval.

Os alunos do Núcleo Badu da Orquestra da Grota, que já contam com sua orquestra, animaram a plateia ao som de releituras dos sucessos de Coldplay, Queen, Alceu Valença e Michael Jackson. A regência foi de Ricardo Vidal e Priscila Vidal, ex-alunos do projeto, que estão entre os responsáveis pelas aulas da garotada em Pendotiba.

“É um dia muito especial para a Rede Municipal. Estamos abrindo o nosso ano letivo com um concerto no Theatro Municipal. E nós queremos tornar isso uma prática permanente, fazer com que as nossas escolas estejam presentes nos equipamentos culturais da cidade. Dessa maneira nós queremos afirmar Niterói uma Cidade Educadora”, disse o secretário de Educação, Vinicius Wu.

O presidente da Fundação Municipal de Educação, Fernando Cruz, ressaltou que está muito animado com o início do ano letivo, principalmente com o retorno 100% presencial às aulas.

“Os últimos dois anos foram muito desafiadores para a escola pública. Este ano letivo será fundamental para recuperar o vínculo e o processo de ensino-aprendizagem dos nossos alunos”, afirmou.

A apresentação cultural também contou com a participação do grupo Saudação aos Orixás, formado por alunos do 9º ano da Escola Municipal Levi Carneiro, localizada no Sapê. A Coordenadora de Educação e Cultura da SME/FME, Liliane Balonecker, também se apresentou com uma performance poético-musical que mesclou poemas autorais e obras de poetas já consagrados com trechos de canções da MPB.

Alunos das escolas municipais Nossa Senhora da Penha, na Ilha da Conceição, e Alberto Francisco Torres, no Centro, foram prestigiar o evento. Cayo Nascimento, de 10 anos, adorou a dança dos alunos da Levi Carneiro e gostou muito de conhecer o Theatro Municipal.
 
“Foi maravilhoso. É minha primeira vez no Theatro e o lugar é muito bom! Uma delícia ficar aqui. Gostei muito da dança, da música… tudo maravilhoso. Eu tenho vontade de tocar violão, tenho em casa mas não toco muito e hoje senti vontade de aprender mais!”, Fernanda Barcelos, de 10 anos.

Programação 

 A Secretaria e a Fundação Municipal de Educação de Niterói organizaram uma programação especial para marcar a abertura oficial do ano letivo. No dia 17, no Solar do Jambeiro, o antropólogo e filósofo Roberto DaMatta debate “Educação, Cultura e Carnaval”. Neste dia também serão apresentados dois editais relacionados à cultura e à efetivação da Lei 10.639 nas escolas. No dia 25, a Educação promove uma ação social em homenagem ao Mês da Mulher. Entre 10h e 14h, no Jardim São João (Centro), serão oferecidas informações sobre a Educação de Jovens e Adultos do município e o direito das mulheres através de parceria com a CODIM, além de atividades culturais organizadas pelas Bibliotecas Populares.

No dia 31 de março, o jornalista Mário Magalhães participa de um debate após a sessão privada do filme Marighella, obra inspirada no livro escrito pelo jornalista, na Sala Nelson Pereira dos Santos. No mesmo equipamento cultural, no dia 6 de abril, o economista Marcelo Neri (FGV) encerra a programação com uma Aula Magna que abordará sua pesquisa mais recente sobre os efeitos da pandemia na evasão escolar.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top