Eleições 2024: Organizações atuam contra a desinformação

As organizações presentes destacaram a confiança no processo eleitoral e nas urnas eletrônicas como o principal desafio e prioridade do…

Estratégia foi definida em encontro das organizações que compõem o Pacto pela Democracia

Um encontro de 50 organizações da sociedade civil, convocado pelo Pacto pela Democracia, discutiu estratégias para garantir a integridade e o aprimoramento do processo eleitoral no pleito de 2024. As organizações presentes destacaram a confiança no processo eleitoral e nas urnas eletrônicas como o principal desafio e prioridade do trabalho do Pacto pela Democracia. O objetivo é ampliar a confiança da população brasileira no sistema eleitoral e nas urnas eletrônicas, visando garantir a continuidade e estabilidade democráticas no país.

Desafios enfrentados pelo sistema eleitoral brasileiro

Nos últimos anos, as instituições eleitorais brasileiras têm sido alvo de ataques e desinformação, especialmente por parte da extrema-direita bolsonarista. A disseminação de desinformação sobre o sistema eleitoral resultou em uma significativa suspeição sobre a qualidade e credibilidade das urnas eletrônicas. Cerca de 40% do eleitorado brasileiro acredita que as eleições de 2022 foram fraudadas, o que evidencia a importância de combater a desinformação e fortalecer a confiança nas urnas 1.

Ações planejadas pela coalizão do Pacto pela Democracia

A coalizão do Pacto pela Democracia planeja trabalhar de forma coordenada e assertiva de 2024 a 2026 para ampliar a confiança da população brasileira no sistema eleitoral e nas urnas eletrônicas. Além de focar na confiança nas urnas, as organizações também irão atuar para ampliar o debate sobre a regulamentação dos conteúdos nas redes sociais, fortalecer a representação nas instituições municipais, promover campanhas de estímulo ao voto jovem e combater a violência política. O objetivo é tornar o processo eleitoral de 2024 mais participativo, transparente e democrático.

Sobre o Pacto pela Democracia

O Pacto pela Democracia é uma coalizão da sociedade civil brasileira que atua há seis anos para defender e revigorar a construção democrática no Brasil. Com mais de 200 organizações oriundas de todas as regiões do país, o Pacto se tornou uma iniciativa relevante e de referência na defesa da democracia. O objetivo é coordenar esforços e fortalecer a atuação da sociedade civil na defesa de valores, direitos, liberdades, práticas e instituições democráticas no Brasil

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top