Novas ciclovias e compartilhamento de bicicletas gratuito

Programa louvável de incentivo à mobilidade urbana também apresenta problemas ainda não sanados pela prefeitura

Gragoatá, Ingá, Icaraí e São Francisco terão pistas exclusivas para ciclistas. Serviço de bicicletas compartilhadas será gratuito, com 50 estações

Com a previsão de implantação do Nit Bike pelo Programa Niterói de Bicicleta, a Prefeitura de Niterói criará novas ciclovias para viabilizar a interligação entre as estações do sistema de compartilhamento de bicicletas. O serviço terá 50 pontos e começará a funcionar gratuitamente a partir de março. Novas pistas exclusivas para os ciclistas serão criadas em ruas no Gragoatá, Ingá, Icaraí e São Francisco, totalizando um acréscimo de 2,75 Km à malha cicloviária da cidade, que chegará a 83,75 Km.

Opinião

Apesar das iniciativas do Programa Niterói de Bicicleta, que incluem a criação do Nit Bike e a expansão da malha cicloviária, a população expressa críticas em relação à manutenção das ciclovias já existentes na cidade. Moradores relatam problemas como falta de reparos em trechos danificados, sinalização deficiente e ausência de iluminação adequada, o que compromete a segurança dos ciclistas, especialmente durante a noite.

Além disso, há reclamações sobre a falta de fiscalização e manutenção regular das ciclovias, resultando em locais propícios para acúmulo de lixo e vegetação descontrolada. Muitos cidadãos argumentam que, antes de investir na expansão da malha cicloviária, a Prefeitura deveria priorizar a conservação e melhoria das ciclovias já existentes.

Outro ponto de crítica da população está relacionado à falta de participação popular na tomada de decisões sobre o planejamento e implementação das ciclovias. Muitos alegam que as consultas públicas realizadas são insuficientes e que a Prefeitura deveria envolver mais ativamente os cidadãos no processo de discussão e escolha de projetos

Diante dessas preocupações, alguns residentes argumentam que é crucial resolver os problemas existentes antes de introduzir novas estruturas. A expectativa é que a Prefeitura atenda às demandas da população e promova melhorias nas condições das ciclovias, assegurando um ambiente seguro e eficiente para os ciclistas em toda a cidade de Niterói.

Detalhes da expansão cicloviária:

– Requalificação da Rua Presidente Pedreira: a ciclovia será deslocada para o lado esquerdo, resolvendo conflitos com pontos de ônibus e facilitando o embarque e desembarque de táxis e transporte por aplicativo. Áreas voltadas para pedestres serão criadas em trechos com calçadas estreitas;


– Orla do Gragoatá: implantação de uma ciclofaixa ao longo da orla, com realocação de vagas de automóveis para melhorar o espaço para ciclistas e esportistas.


– Av. Presidente Roosevelt: conexões cicloviárias diretas serão criadas para melhor atender os residentes de São Francisco.


– Rua Otávio Carneiro em Icaraí: nova ciclovia conectando a Rua Miguel Couto e o Campo de São Bento à Praia de Icaraí.


– Realocação de Pontos de Táxi e Vagas Especiais: quando necessário, para melhorar a mobilidade e segurança.

Fotos: Lucas Benevides

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top