CHUVAS EM NITERÓI – Niterói segue em estágio de Atenção

Niterói está em estágio de Atenção devido às fortes chuvas ocorridas no sábado (07). A Secretaria Municipal de Defesa Civil...

Niterói está em estágio de Atenção devido às fortes chuvas ocorridas no sábado (07). A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia informa que a cidade continua em estágio de Atenção desde as 10h deste domingo (08). Ainda há áreas de instabilidade que favorecem a continuidade das chuvas, com céu nublado e previsão de chuva moderada a forte na madrugada, acompanhada de raios e rajadas de vento forte. As temperaturas estarão em declínio. Na segunda-feira (09/10), a previsão é de céu nublado, com chuva fraca a moderada a partir da tarde. Os ventos terão intensidade fraca a moderada e as temperaturas continuarão em declínio.

A Prefeitura conta com cerca de mil funcionários da Defesa Civil, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Assistência Social (SMASES), Clin, Administrações Regionais e Nittrans presentes nas ruas para atender as ocorrências. A orientação é que, se possível, evite a deslocação. Durante o dia, foram registradas quedas de três árvores e oito ocorrências. A SMASES atendeu 22 pessoas, que terão seus cadastros selecionados para saber se já recebem algum auxílio e serão orientados sobre os benefícios sociais existentes. Dessas, 16 aceitaram ir para os hospedeiros do município. Não há registro de vítimas.

O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói informa que os maiores acumulados pluviométricos, em 1 hora, foram registrados em Jurujuba (45,4mm), Morro do Estado (44,4mm), Morro do Cavalão / Morro da Penha (37 ,0mm) e Piratininga (36,6mm). Os maiores acumulados em 24 horas foram no Morro do Estado (100,4mm), Jurujuba (78,0mm) e Morro da Penha (75,6mm). O acumulado em 24 horas ultrapassou a média climatológica para o mês de outubro.

A Defesa Civil orienta a população a evitar ficar perto de árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou áreas descampadas em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas. Além disso, é recomendado evitar transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transportes. Moradores de áreas de risco devem ficar atentos a ameaças de ameaças de penetração e preparados para se deslocarem para locais seguros. Pessoas em locais seguros devem permanecer nesses locais até que o aviso de chuva intensa cesse.

A Defesa Civil trabalha com quatro etapas operacionais: Vigilância (normal), Atenção, Alerta e Alerta Máximo, que se referem aos efeitos nocivos. Cada estágio possui medidas e protocolos que devem ser adotados pela Defesa Civil, órgãos públicos e pela população, desde o monitoramento até a evacuação de pessoas em áreas de risco.

A população pode ligar para 199 ou 2620-0199 em caso de emergência. O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói possui plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp.

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia possui 154 Nudecs (Núcleos de Defesa Civil) e mais de 2700 voluntários pela cidade. O sistema de monitoramento conta com 46 pluviômetros, sendo 30 de operação da secretaria e 16 do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), além de 37 sirenes espalhadas pelas comunidades, com alcance de mais de 120 mil pessoas. A Secretaria também possui cerca de 30 pontos de apoio à população nos casos de acionamento de sirenes e riscos de penetração e desabamentos, que podem ser consultados através do aplicativo Alerta DCNit, no ícone sirenes – pontos de apoio.

Desde 2013, Niterói já realizou intervenções em encostas em diversos bairros da cidade, com investimentos de mais de R$ 45 milhões em obras que integram o eixo Clima e Resiliência do Plano Niterói 450.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top